Este livro aprofunda e traduz, na mais lúcida semântica, temas e reflexões apresentadas em outras obras do autor, sobre os "ditos de Jesus". ROHDEN analisa e intui, à luz de sua própria experiência direta da realidade, a crescente necessidade da nossa época de buscar a unidade com a realidade Cósmica.
ROHDEN aponta, com corajosa veemência, o único caminho para o homem libertar-se de sua maior prisão – o aspecto destrutivo que existe nele mesmo – e passar para a sua única fonte viva e libertadora: o Cristo interno, presente, atuante e eterno em cada um de nós.
Nesta FILOSOFIA CÓSMICA DO EVANGELHO – o primeiro de uma coleção de quatro obras sobre a Mensagem do Cristo – ROHDEN quinta-essência as palavras de Jesus, e as apresenta numa linguagem distante de qualquer teologia ritualista.
Ninguém deixará de empolgar-se com a água viva que brota desta suprema Mensagem.
A presente obra tem, além de uma imensa promessa de felicidade, também uma função catártica para a inteligência analítica e um convite-desafio para a intuição metafísica.
Este livro indica o roteiro para a "única coisa necessária" e convida o homem para dela servir-se como a suficiente solução para sua desesperança e frustração existencial.
Não se trata de obra linear, mecânica, dialética – com os ingredientes do mito – mas empreende uma descida às dimensões mais profundas dos conflitos internos do homem e de lá emerge com um diagnóstico de esperança: o homem é um ser a caminho da luz, feito pouco abaixo de Deus, coroado de honra e glória. É um deus potencial. É a suprema coroa da creação. Seu destino é ele próprio, pelo poder do seu livre arbítrio.
ROHDEN, através das palavras do Cristo, brada ao homem de todas as condições: dê o passo de coragem de sua vida – revolucione-se! Rompa a periferia do ego milenar! Atinja, pelo poder do próprio Cristo que vive dentro de cada um – o glorioso "renascimento pelo espírito".