Nosso Mestre

CAPÍTULO 101

Saem pelo mundo fora setenta e dois bandeirantes de Deus



Além dos 12 apóstolos, enviou Jesus pelo mundo 72 discípulos com a ordem de ensinar o Evangelho ao povo. Deu-lhes instruções sobre o seu modo de proceder e conferiu-lhes grandes poderes.
Depois disto designou o Senhor mais setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, a todas as cidades e povoações que tencionava visitar. Dizia-lhes:
"A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da seara para que mande operários à sua messe.
Ide, pois! Eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis alforje, nem bolsa, nem calçado, nem saudeis a pessoa alguma pelo caminho. Toda vez que entrardes em uma casa, dizei primeiro: A paz seja com esta casa! E, se aí houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não, tornará a vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tenham; porque o operário bem merece o seu sustento. Não andeis de casa em casa. E, quando entrardes em uma cidade onde vos recebam, comei o que vos servirem; curai os doentes que aí houver e dizei: Chegou a vós o reino de Deus. Mas, se entrardes numa cidade onde não vos recebam, saí à rua e dizei: "Sacudimos contra vós até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés; entretanto, ficai sabendo que chegou o reino de Deus. Digo-vos que sorte melhor caberá a Sodoma, naquele dia, do que a uma cidade assim" (Lc. 10,1-12).