Nosso Mestre

CAPÍTULO 109

Ser santo - e não só parecer!



Muitos judeus, querendo parecer piedosos, copiavam mandamentos de Deus em umas tiras de couro e as enrolavam no braço ou encerravam numa caixinha presa à testa. Jesus, porém, lhes declarou que nada valiam as cerimônias exteriores se dentro da alma faltasse o amor de Deus manifestado pela caridade do próximo (cap.
109) Jesus repreende os fariseus porque só rezavam com os lábios, e não com a alma; davam muita importância às cerimônias exteriores e não faziam caso da virtude interior.
Ainda estava Jesus falando, quando um dos fariseus o convidou a jantar em sua casa. Foi, e sentou-se à mesa. Reparando o fariseu que Jesus não se lavara antes da refeição, admirou-se.
Ao que o Senhor lhe disse: "Vós, fariseus, limpais a parte exterior da taça e do prato, ao passo que por dentro estais cheios de rapina e iniquidade. Insensatos! Acaso, quem fez o exterior não fez também o interior? Dai antes de esmola o que está por dentro, e tudo vos será limpo. Mas, ai de vós, fariseus! Que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a casta de hortaliças; mas não fazeis caso da justiça e do amor de Deus. Uma coisa se deve fazer, e a outra não omitir. Ai de vós, fariseus, que gostais de ocupar lugar de honra nas sinagogas e receber cumprimentos nas praças públicas. Ai de vós! Que sois como sepulcros que não aparecem e sobre os quais a gente passa sem o saber" (Lc. 11, 37-44).