Nosso Mestre
CAPÍTULO 113
O que ensinam os passarinhos e as flores...
Jesus quer que trabalhemos para ganhar o necessário à vida; mas não nos esqueçamos de que estamos nas mãos da Divina Providência. Se Deus dá de comer aos passarinhos do mato e reveste de beleza as flores da campina, será que abandona seus filhos queridos pelos quais derramou o seu sangue na cruz? Trabalhemos, pois, como se tudo dependesse de nós - e confiemos em Deus, como se tudo dependesse dele!
Disse Jesus aos seus discípulos: "Não vos dê cuidados a vida, o que haveis de comer; nem o corpo, o que haveis de vestir. Porque mais vale a vida que o alimento, e mais o corpo que o vestuário.
Considerai os corvos: não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros —
Deus é que lhes dá de comer. Quanto mais não valeis vós do que eles! Quem de vós pode, com todos os seus cuidados, prolongar a sua vida por um palmo sequer? Se, portanto, nem sois capazes de coisa tão pequenina, porque vos dais cuidados do mais?
Considerai os lírios do campo, como crescem: não trabalham, nem fiam; e, no entanto, vos digo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles.
Se, pois, Deus veste assim a erva que hoje está no campo, e amanhã será lançada ao forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé!
Não pergunteis, por conseguinte, o que haveis de comer ou de beber, nem vos deis a inquietações. Os pagãos é que andam com todos esses cuidados. Vosso Pai bem sabe que disto haveis mister. Procurai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo aquilo vos será dado de acréscimo" (Lc. 12, 22-31).