Nosso Mestre

CAPÍTULO 124

Porque certos homens recusam comparecer ao banquete espiritual...



Convidou Jesus os judeus para o banquete divino do seu Evangelho. Eles, porém, lhe preferiram os seus negócios mundanos: bois, quintas e prazeres de casamento, ao passo que muita gente pobre e sofredora aceitou o convite. Assim acontece também, muitas vezes, nos dias de hoje: quem vive desapegado dos bens materiais sabe estimar melhor os bens espirituais.
Quando um dos convivas ouviu as palavras de Jesus, exclamou: "Feliz de quem se banquetear no reino de Deus!"
Tornou-lhe Jesus: "Um homem preparou um grande banquete e convidou muita gente. Chegada a hora do banquete, enviou seu servo a dizer aos convidados: Vinde, está tudo pronto! Mas, todos a uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei uma quinta, e preciso ir vê-la; rogo-te me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te me tenhas por escusado.
Um terceiro disse: Casei-me e por isso não posso ir.
Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Indignou-se o dono da casa, e ordenou a seu servo: Sai depressa pelas ruas e becos da cidade, conduze-me aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.
"Senhor - noticiou o servo - está cumprida a tua ordem, e ainda há lugar".
Disse o senhor ao servo: "Sai pelos caminhos e cercados, e obriga a gente a entrar, para que se encha a minha casa. Pois, declaro-vos que nenhum daqueles homens que tinham sido convidados provará o meu banquete" (Lc. 14, 15-24).