Nosso Mestre

CAPÍTULO 138

Por que faz Jesus sofrer as almas mais suas amigas...



Apesar de amigo íntimo de Lázaro, Marta e Maria, permite Jesus que aquele morra e que estas sofram profundamente. Deus purifica pelo sofrimento as almas. Como é difícil compreender os planos de Deus!
Estava doente um homem, chamado Lázaro, de Betânia, povoação de Maria e sua irmã Marta. Maria era a mesma que ungira o Senhor com bálsamo e lhe enxugara os pés com os cabelos.
Estava, pois, doente seu irmão Lázaro. Pelo que as irmãs lhe mandaram dizer:
"Senhor, eis que está enfermo aquele que amas".
Ouvindo este recado, disse Jesus: "Esta enfermidade não é de morte; mas é pela glória de Deus, para que por ela seja glorificado o Filho de Deus". Ora, amava Jesus a Marta, sua irmã Maria e, a Lázaro. Entretanto, sabendo-o enfermo, deixou-se ficar ainda dois dias no lugar onde estava. Em seguida, disse a seus discípulos: "Voltemos para a Judeia".
"Mestre - disseram-lhe os discípulos - ainda há pouco queriam os judeus apedrejar-te, e vais lá outra vez?"
Respondeu-lhes Jesus: "Não são doze as horas do dia? Quem caminha de dia não tropeça, porque lhe brilha a luz deste mundo; mas quem caminha de noite tropeça, porque lhe falta a luz". Assim dizia. E acrescentou: "Nosso amigo Lázaro dorme; mas vou para despertá-lo do sono".
"Senhor - acudiram os discípulos - se dorme, vai ser curado".
Jesus falara da morte dele; eles, porém, entenderam que se referia ao repouso do sono.
Pelo que Jesus lhes declarou abertamente: "Lázaro morreu; e folgo por causa de vós de não ter estado presente, para que tenhais fé. Mas vamos ter com ele".
Disse então Tomé, apelidado o gêmeo, aos outros discípulos: "Vamos também nós e morramos com ele!" (Jo. 11, 1-16).