Nosso Mestre

CAPÍTULO 151

"Como entraste aqui sem a veste nupcial"



O reino de Deus oferece às almas um lauto festim de iguarias espirituais. Os que se recusam a aceitar o convite serão castigados por Deus. Também será castigado o cristão que, pertencendo, externamente ao reino de Deus, não estiver internamente puro.
Continuou Jesus a falar-lhes em forma de parábolas, dizendo: "O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrava as núpcias de seu filho. Mandou os seus servos para chamar às núpcias os convidados. Estes, porém, não quiseram vir. Então mandou outros servos com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que tenho pronto o meu banquete; mandei carnear os meus bois e animais cevados; está tudo pronto; vinde às núpcias! Eles, todavia, não ligaram importância, e foram-se embora, um para seu campo, outro para o seu negócio; os restantes prenderam os servos, maltrataram-nos e os mataram. Indignou-se então o rei, mandou os seus exércitos, deu cabo daqueles assassinos e pôs fogo à sua cidade. Em seguida, disse a seus servos: Está pronto o banquete nupcial; mas os convidados não foram dignos dele. Ide, pois, pelas encruzilhadas e convidai às núpcias a quantos encontrardes. Saíram os servos estrada em fora; ajuntaram todos que encontraram, bons e maus; e encheu-se de convivas a sala do banquete .
Nisto entrou o rei para ver os que estavam à mesa. E deparou-se-lhe um homem que não trajava a veste nupcial. Amigo - disse-lhe - como entraste aqui sem teres a veste nupcial? Aquele, porém, ficou calado. Ordenou então o rei aos servos: Atai-o de mãos e pés e lançai-o às trevas de fora; aí haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos" (Mt. 22, 1-14).