Nosso Mestre

CAPÍTULO 184

O coração de Jesus aberto pela lança dum soldado romano



Pela lei dos judeus, não podiam os sentenciados ficar na cruz depois do pôr do sol, por ser véspera da Páscoa judaica. Por isso, foram os dois malfeitores mortos a marteladas. A Jesus, como já estava morto, abriram-lhe o lado com uma lança, cuja ponta lhe varou o coração.
Estava-se em dia de preparativos. Para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado - porque era de grande solenidade aquele sábado - foram os judeus pedir a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e os tirassem daí.
Vieram, pois, os soldados e quebraram as pernas a um e a outro que tinham sido crucificados com ele. Chegando, porém, a Jesus e verificando que já estava morto, não 84 lhe quebraram as pernas; mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água.
Quem isto presenciou dá testemunho do fato, e o seu testemunho é verídico. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura: "Não se lhe há de quebrar osso algum"; diz em outro lugar a Escritura: "Contemplarão aquele que traspassaram" (Jo. 19, 31-37).