Nosso Mestre
CAPÍTULO 196
"Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho..."
Jesus, de caminho para o monte das Oliveiras, dá as últimas instruções aos seus discípulos, explicando-lhes a Sagrada Escritura e ordenando que fiquem em Jerusalém até receberem o Espírito Santo. Depois profere palavras sublimes e envia seus discípulos pelo mundo afora a pregar o Evangelho a todos os povos.
Disse-lhes Jesus: "As palavras que vos dirigi quando ainda estava convosco foram estas: Importa que se cumpra tudo o que está escrito, a meu respeito, na lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos".
E passou a abrir-lhes o entendimento para a compreensão das Escrituras, e prosseguiu: "Assim é que está escrito: O Cristo deve sofrer, e ressurgir dentre os mortos ao terceiro dia. Em seu nome se há de pregar a penitência e remissão dos pecados a todos os povos, principiando por Jerusalém. Vós sois testemunhas de tudo isto. E eis que eu vos enviarei aquele que meu Pai prometeu. Ficai na cidade até que sejais munidos da força do alto". (Lc. 24, 44-49).
Dirigiram-se os onze discípulos à Galileia, ao monte que Jesus lhes designou.
Quando o viram, adoraram-no; alguns, todavia, duvidavam. Disse-lhes Jesus: "A mim me foi dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que eu vos tenho mandado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mt. 28, 16-20).