Nosso Mestre
CAPÍTULO 2
A jovem vai à casa de sua prima e oferece-lhe os seus serviços
Quando Maria soube pelas palavras do anjo que sua parenta Isabel, já muito idosa e sem filhos, ia ter um filho, ficou muito contente e foi logo fazer-lhe uma visita para lhe dar os parabéns e oferecer-lhe os seus préstimos. No momento em que Maria chegou à casa de Isabel, esta conheceu o grande mistério de que falara o anjo e saudou a jovem como mãe do Salvador do mundo. Ao que Maria se encheu de tanto entusiasmo e gratidão para com Deus, que cantou em altas vozes o esplêndido hino que hoje chamamos
"Magnificat".
Pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se com presteza às montanhas, em demanda de uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. E, assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, exultou-lhe o menino no seio; e Isabel, repleta do Espírito Santo, exclamou em altas vozes: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu seio! Em que mereci eu que viesse visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois, logo que a tua saudação me soou aos ouvidos exultou de prazer o menino nas minhas entranhas. Bem aventurada que acreditaste que se cumprirá o que te foi dito pelo Senhor!"
Disse então Maria: "Minha alma glorifica ao Senhor, e meu espírito rejubila em Deus, meu Salvador. Lançou olhar benigno à sua humilde serva. Eis que desde agora me chamarão bem-aventurada todas as gerações. Grandes coisas me fez o poderoso — santo é o seu nome. Vai de geração em geração a sua misericórdia sobre os que o temem. Manifesta o poder do seu braço. Aniquila os corações soberbos. Derriba do 6 trono os poderosos e exalta os humildes. Sacia de bens famintos e despede de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, conforme prometera aos nossos pais".
Ficou Maria uns três meses com Isabel; depois regressou para casa (Lc. l, 39-6).