Nosso Mestre

CAPÍTULO 23

Jesus assiste a uma festa de casamento e faz converter água em vinho Casavam-se uns jovens, que eram parentes da mãe de Jesus. Maria foi ajudar nos preparativos da festa, a qual durava ao menos três dias. Foram convidados também Jesus e seus discípulos. D



Três dias depois, celebravam-se umas bodas em Caná da Galileia. Estava presente a mãe de Jesus. Também Jesus e seus discípulos foram convidados às bodas.
Quando chegou a faltar o vinho, disse-lhe a mãe de Jesus: "Não têm vinho".
Respondeu-lhe Jesus: "Senhora, que tem isso comigo e contigo? Ainda não chegou a minha hora".
Disse então a mãe de Jesus aos serventes: "Fazei o que ele vos disser".
Ora, estavam aí seis talhas de pedra, destinadas às purificações usadas pelos judeus, cabendo em cada uma dois ou três almudes (1). Ordenou-lhes Jesus: "Enchei de água estas talhas". Encheram-nas até em cima. Então lhes disse: "Tirai agora e levai ao mestre-sala".
Levaram-na. O mestre-sala provou a água feita vinho, e não sabia donde era; só o sabiam os serventes que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou o esposo e disse-lhe: "Toda a gente serve primeiro o vinho bom, e, depois que os convidados beberam bastante, apresenta o que é inferior; tu, porém, reservaste o vinho bom até agora".
Com isto deu Jesus princípio a seus feitos poderosos, em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele (Jo. 2, 1-11).
(1) 1 almude oriental = 35-40 litros.