Nosso Mestre
CAPÍTULO 25
Jesus dá instrução religiosa a um doutor que o veio procurar de noite Nicodemos, homem de idade e muito preparado, desejava saber o que era o "reino de Deus" de que Jesus falava todos os dias, e o que se devia fazer para nele entrar. Altas horas da noite
Jesus disse a Nicodemos que, para pertencer ao reino de Deus, era preciso receber uma vida espiritual além da vida material que todos recebem no nascimento.
Havia entre os fariseus um homem, por nome Nicodemos, um dos principais entre os judeus. Foi este ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: "Mestre, sabemos que vieste de Deus para ensinar; porque ninguém pode fazer esses milagres que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele".
Respondeu-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus".
Tornou-lhe Nicodemos: "Como pode um homem nascer de novo, sendo velho?"
Replicou-lhe Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: "Quem não nascer de novo pela água e pelo espírito santo não pode entrar no reino de Deus. O que nasce da carne é carne; mas o que nasce do espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: É necessário nascerdes de novo. O sopro sopra onde quer; bem lhe ouves a voz; mas não sabes donde vem nem para onde vai. O mesmo se dá com todo aquele que nasceu do espírito.
"Como é isto possível?" - perguntou Nicodemos.
Respondeu-lhe Jesus: "Tu és mestre em Israel, e não compreendes estas coisas?"
A tal ponto amou Deus o mundo que entregou o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto, Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo; mas para que o mundo se salve por ele. Quem nele crer não será julgado; mas quem não crer já está julgado, por não crer no nome do Filho 19 unigênito de Deus. Nisto é que está o juízo: A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois, quem pratica o mal odeia a luz, para que não sejam reveladas as suas obras. Mas quem pratica a verdade chega-se à luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus" (Jo. 3, 1-21).