Nosso Mestre
CAPÍTULO 41
Quem são os homens felizes aos olhos de Jesus?
Depois de eleger os seus doze discípulos, sentou-se Jesus numa pedra no meio do relvado e disse ao povo umas coisas tão belas e estranhas como nunca ninguém ouvira no mundo: chamou felizes a todos aqueles que trabalham, sofrem, choram, são injuriados, caluniados, perseguidos por causa de Deus, porque, se compreenderem o sofrimento receberão grande felicidade.
Desceu com eles e parou em uma esplanada. Grande número de seus discípulos e enorme multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém e das regiões marítimas de Tiro e Sidon, tinham afluído para ouvi-lo e serem curados das suas enfermidades.
Foram curados os que estavam vexados de espíritos impuros. Todo o povo procurava tocá-lo, porque saía dele uma virtude que curava a todos.
E disse Jesus:
Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os tristes, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra,
Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e caluniosamente disserem de vós todo o mal, por minha causa; alegrai-vos e exultai, porque grande é a vossa recompensa no céu. Pois do mesmo modo também perseguiram aos profetas que antes de vós existiram (Mt. 5, 3-12).