Nosso Mestre
CAPÍTULO 61
O homem que não era nenhum caniço agitado pelo vento
Jesus elogia diante de todo o povo o caráter firme de João Batista, que não se dobra aos caprichos dos poderosos e prefere sofrer e morrer a faltar ao seu dever de precursor de Cristo.
Começou Jesus a falar às turbas, a respeito de João, dizendo: "Por que saístes ao deserto? Para ver um caniço agitado pelo vento? Por que saístes? Para ver um homem em roupas delicadas? Não, os que vestem roupas delicadas e vivem com luxo se encontram nos palácios dos reis. Por que saístes, pois? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, e mais que profeta; porque é este de que está escrito: Eis que envio a preceder-te o meu arauto a fim de preparar o caminho diante de ti! Declaro-vos que entre os filhos de mulher não há profeta maior do que João Batista; e, no entanto, o menor reino de Deus é maior que ele".
Toda a gente, que o ouvia, como também os publicanos, reconheceram a justiça de Deus e receberam o batismo de João; ao passo que os fariseus e doutores da lei desprezaram os desígnios de Deus, e não se fizeram batizar por ele (Lc. 7, 24-30).