Nosso Mestre

CAPÍTULO 70

Um bando de demônios sai dum homem e entra numa manada de porcos Encontrou Jesus um pobre homem possesso de milhares de espíritos maus. Expulsou os demônios, que logo se apoderaram duns porcos e os afogaram nas águas dum lago. O homem ficou curado e todo



Aproaram para o país dos gerasenos, que fica fronteiro à Galileia. Mal tinha Jesus saltado à terra, quando lhe veio ao encontro um homem da cidade possesso de demônios. Havia muito tempo que não vestia roupa, nem habitava em casa, mas nos sepulcros. Assim que avistou a Jesus, prostrou-se diante dele com este grito estridente:
"Que temos nós contigo, Jesus, Filho do Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes!" É que Jesus ordenava ao espírito impuro que saísse do homem. Desde largo tempo o tinha em seu poder. Haviam-no já trazido preso, ligado de pés e mãos; mas ele rompia os liames e era impelido ao deserto pelo espírito maligno.
"Como é teu nome?" - perguntou-lhe Jesus.
"Legião" - respondeu ele; porque eram muitos os demônios que nele tinham entrado. Pediram-lhe estes que não os mandasse para o abismo.
Ora, andava pastando perto, no monte, uma grande manada de porcos. Rogaram-lhe que lhes permitisse entrar neles. Jesus permitiu-lho. Saíram, pois, do homem os espíritos malignos e entraram nos porcos; e a manada precipitou-se monte abaixo para dentro do lago, onde se afogou.
Vendo os pastores o que acabava de acontecer, fugiram e contaram o caso na cidade e no campo. Saiu a gente, para ver o que tinha sucedido. Foram ter com Jesus e encontraram, sentado a seus pés, vestido e de juízo, o homem do qual tinham saído os espíritos malignos. Encheram-se de terror. Os que tinham presenciado o fato foram contar-lhes como o possesso fora curado. Ao que toda a população do país dos gerasenos lhe rogou que se retirasse do meio deles; porque estavam transidos de grande terror.
Embarcou, pois, Jesus e regressou. O homem de quem tinham saído os espíritos malignos solicitou-lhe a permissão de ir com ele; Jesus, porém, o despediu com as palavras:
"Volta para casa e conta que grandes coisas te fez Deus". Retirou-se ele e foi apregoando em toda a cidade o quanto lhe fizera Jesus (Lc. 8, 26-39).