Nosso Mestre

CAPÍTULO 81

Pão vivo e fonte de vida eterna



Disse Jesus que o pão que ele daria aos homens para alimento das suas almas era ele mesmo. Este pão vivo daria vida espiritual e vida eterna aos que o recebessem com fé.
"Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná, no deserto, porém, morreram.
Mas o pão que desce do céu é tal que quem dele comer não morre. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo".
Disputaram então entre si os judeus, dizendo: "Como pode este dar-nos a comer a sua carne?"
Ruínas da sinagoga de Cafarnaum, onde Jesus proferiu as memoráveis palavras: "O pão que eu darei é a minha carne..." (Capítulo 81)
Replicou-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu ressuscitarei no último dia; porque a minha carne é verdadeiro manjar, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica em mim e eu nele. Do mesmo modo que o Pai me enviou e como eu vivo pelo Pai, assim também viverá por mim quem me receber em alimento.
Este é o pão que desceu do céu; não é como o maná que vossos pais comeram, porém morreram. Quem come este pão viverá eternamente" (Jo. 6, 48-58)