Nosso Mestre
CAPÍTULO 93
Devemos perdoar aos outros, assim como Deus nos perdoa
Para mostrar que sempre devemos perdoar as ofensas quando o ofensor se arrepende e pede perdão, contou Jesus a história de um homem mau que tinha sido perdoado por seu amo, mas não queria perdoar a seu semelhante.
"Perdoai-nos as nossas dívidas - dizemos a Deus - assim como nós perdoamos aos nossos devedores".
Chegou-se Pedro a Jesus com esta pergunta: "Senhor, quantas vezes terei de perdoar a meu irmão que me tenha ofendido? Até sete vezes?"
Respondeu-lhe Jesus: "Digo-te eu, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. O reino do céu é semelhante a um rei que quis tomar contas a seus servos. E, ao começar com a tomada de contas, apresentaram-lhe um que lhe devia dez mil talentos (*); mas, como não tivesse com que pagar, ordenou seu senhor que o vendessem, a ele, a sua mulher e a seus escravos e todos os seus haveres, e com isto saldassem a dívida. O servo, porém, lançou-se-lhe aos pés, suplicando: Senhor, tem paciência comigo, que te pagarei tudo! Compadecido do servo, pô-lo em liberdade e lhe perdoou a dívida.
Saindo fora, encontrou o servo um dos seus companheiros, que lhe devia cem denários (*), deitou-lhe as mãos e estrangulava-o, dizendo: Paga o que me deves! O companheiro prostrou-se-lhe aos pés, suplicando: Tem paciência comigo, que te pagarei tudo. O outro, porém, não quis; mas foi-se e o mandou lançar ao cárcere até que houvesse pago toda a dívida. Contristaram-se profundamente os outros servos que tinham presenciado o caso e foram dar parte a seu senhor de tudo que acabava de suceder. Então o senhor o mandou vir à sua presença e lhe disse: Servo mau! Perdoei-te toda a dívida, porque me pediste; não devias, pois, também tu ter compaixão de teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?
E, indignado, o senhor o entregou aos carrascos até que houvesse pago toda a dívida.
Assim vos há de tratar meu Pai celeste, se do íntimo do coração não perdoardes uns aos outros" (Mt. 18, 21-35).
......
(*) l talento - cerca de 10 mil cruzeiros. (hoje reais)
(*) l denário - Cr$ 1,00 mais ou menos.