Nosso Mestre

CAPÍTULO 98

O cego de nascença enxerga mais que certos homens com dois olhos Os inimigos de Jesus perguntam ao cego curado e aos pais dele se tinha nascido cego e como é que fora curado. Ele explica tudo direitinho. Mas os judeus não querem dar a Jesus a honra de ele



Levaram então aos fariseus o homem que fora cego. Ora, era sábado quando Jesus fizera o lodo e lhe abrira os olhos. E novamente inquiriram dele os fariseus como é que recuperara a vista.
Referiu-lhes ele: "Pôs-me um lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo".
Observaram então alguns fariseus: "Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado". Outros, porém, diziam: "Como pode um pecador fazer semelhantes prodígios?" E havia dissensão entre eles. Pelo que tornaram a interrogar o cego: "E tu, que dizes dele?
Pois que te abriu os olhos?"...
"É um profeta" - respondeu ele.
Então os judeus não acreditaram mais que estivera cego e recuperara a vista, enquanto não chamassem os pais do que fora curado. Fizeram-lhes esta pergunta: "É este vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é, pois, que agora vê?"
Responderam os pais: "Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego; mas de que modo agora vê é que não sabemos; tampouco sabemos quem foi que lhe abriu os olhos; interrogai-o a ele mesmo: tem idade para dar informações de si". Assim falaram os pais com medo dos judeus; porque já tinham os judeus decretado expulsar da sinagoga a quem confessasse Jesus como sendo o Cristo. Por esta razão disseram os pais: "Tem idade; interrogai-o a ele mesmo".
Ao que tornaram a chamar o homem que fora cego e disseram-lhe: "Dá glória a Deus. Nós sabemos que esse homem é pecador".
Tornou-lhes ele: "Se é pecador, não sei; uma coisa, porém, sei: que eu era cego, e agora vejo".
Inquiriram eles: "Que foi, pois, que te fez? Como te abriu os olhos?"
"Já vo-lo disse - respondeu-lhes ele. - Não o ouvistes? Por que quereis ouvi-lo mais uma vez? Acaso quereis também vós ser discípulos dele?"
Ao que o cobriram de injúrias, dizendo: "Discípulo dele sejas tu! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés; mas, quanto a esse tal, não sabemos donde é".
"Pois, é estranho - tornou o homem - que não saibais donde ele é, quando me abriu os olhos. Ora, sabemos que Deus não atende aos pecadores; mas quem teme a Deus e lhe cumpre a vontade, a esse é que atende. Desde que o mundo existe, nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma".
"Nasceste todo em pecados - revidaram-lhe eles - e pretendes dar-nos lições a nós?"
E expulsaram-no (Jo. 9, 13-34).