Nosso Mestre - capa

Nosso Mestre

CAPÍTULO 1
Ilustração tribal

Um anjo de Deus visita uma jovem



Numa pequena cidade serrana, chamada Nazaré, vivia uma jovem por nome Maria. Como ela era muito boa, mandou Deus um dos seus anjos dizer a Maria que a tinha escolhido para ser mãe do Salvador do mundo, Jesus Cristo. São Lucas, que viveu naquele mesmo tempo e, certamente, falou com Maria, conta do seguinte modo este acontecimento:
Foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, por nome José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria. Entrou o anjo onde ela estava e disse: "Eu te saúdo, cheia de graça; o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres".
A estas palavras se assustou ela e refletiu o que significaria essa saudação.
Disse-lhe o anjo: "Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Será grande e chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim".
Tornou Maria ao anjo: "Como se fará isto, pois que não conheço varão?" Volveu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te fará sombra. Por isso, o santo que nascerá de ti será chamado Filho de Deus. Também tua parenta Isabel concebeu um filho em sua velhice e já está no sexto mês, ela, que passa por estéril; porque a Deus nada é impossível".
Disse então Maria: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra".
E o anjo deixou-a. (Lc. l, 26-38).