Nosso Mestre - capa

Nosso Mestre

CAPÍTULO 10
Ilustração tribal

Reis do Oriente prestam as suas homenagens ao menino Jesus Cerca de dois anos mais tarde entrou em Belém uma deslumbrante caravana do Oriente: três sábios e soberanos de povos, guiados por uma estrela, vinham em procura de Jesus. O rei Herodes temia que e



Quando Jesus tinha nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do Oriente uns magos a Jerusalém, e perguntaram: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Pois vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo". A esta notícia se aterrou o rei Herodes e toda Jerusalém com ele. Convocou todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e indagou deles onde devia nascer o Cristo. "Em Belém da Judeia - responderam eles - porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, na terra de Judá, não és de forma alguma a menor dentre as cidades principais de Judá; porque de ti sairá o chefe que há de governar o meu povo Israel". Então Herodes 10 chamou secretamente os magos e inquiriu deles o tempo exato em que lhes aparecera a estrela. Enviou-os a Belém, dizendo-lhes: "Ide e informai-vos solicitamente a respeito do menino, e, logo que o houverdes encontrado, fazei-mo saber, para que vá também eu adorá-lo". Eles, depois de ouvir o rei, partiram.
Camelo usado como cavalgadura pelos orientais. Os três magos que procuravam o menino Jesus vinham em animais desses. (capítulo 10)
E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, seguia adiante deles, até que, chegando sobre o lugar onde estava o menino, parou. Ao verem a estrela, foi sobremaneira grande a alegria que sentiram. Entraram na casa, e viram o menino com Maria, sua mãe, prostraram-se em terra e o adoraram; depois abriram os seus tesouros e lhe fizeram oferta: ouro, incenso e mirra.
Em sonho, porém, receberam o aviso para não voltarem à presença de Herodes; pelo que regressaram a seu país por outro caminho (Mt. 2, 1-12).