Na presente entrevista, nosso irmão-médium Chico Xavier, mais uma vez, volta a falar sobre a necessidade da especialização mediúnica como base de melhor rendimento doutrinário. E o faz, sem dúvida alguma, com base nos ensinos de seu Guia Espiritual Emmanuel, que, em "O CONSOLADOR" – FEB, assim aborda o assunto: Pergunta 388 – Nos trabalhos mediúnicos temos de considerar, igualmente, os imperativos da especialização?
-O homem enciclopédico, em faculdade, ainda não aprendeu, senão em gérmen nas organizações geniais que raramente surgem na Terra, e temos de considerar que a mediunidade somente agora começa a aparecer no conjunto de atributos do homem transcendente.
A especialização na tarefa mediúnica é mais que necessária e somente de sua compreensão poderá nascer a harmonia na grande obra de divulgação da verdade a realizar.
Esta é a resposta de Emmanuel.
Todavia, alguém poderia argumentar que o próprio Chico possui várias faculdades mediúnicas.
É certo que nosso irmão já demonstrou possuir outras faculdades, todavia, é justo considerar, igualmente, que a psicografia é a sua especialização e que as demais são a serviço da mensagem, coadjuvando-a, auxiliando-a, secundando-a.
Agora, vamos as respostas de nosso irmão.