Cartas do Alto

Capítulo LXI

Diante da irritação



“Portanto, tomai toda a armadura de Deus para que possais resistir nos dias maus, e depois de haver feito tudo ficai firmes.” — Paulo (Ef 6:13)

Quando a irritação te ameace, recorda o lado bom das criaturas e das situações. Quantos pontos satisfatórios estarão na outra face das motivações infelizes?

Realmente, obstáculos terão aparecido, induzindo-te a desconforto. Entretanto quem dominará qualquer aprendizado sem os testes precisos? Forçoso é considerar que ninguém com espírito de responsabilidade conseguirá facear empeços com despreocupações, mas também não precisa perder a serenidade, a fim de superá-los.

Nos momentos de crise, acalma-te e faze o melhor ao teu alcance. Irritação é sempre uma parcela de caminho a mais na direção da cólera e a cólera é uma explosão de agentes destrutivos, aniquilando os melhores valores da vida.

Quando os problemas se acumulem, refugia-te na prece, mesmo que seja por instantes, agradecendo à Divina Providência os bens que já possuis.

Na oração, encontrarás, de novo, a tranquilidade necessária para rearticular as próprias forças, prosseguir na construção do bem e ficar firme.




(Reformador, setembro 1976, página 272)