Creio em Deus, criador onisciente e onipotente, Causa Suprema de todas as causas, origem do Bem e do Belo.
'Ele irradiando, gera a Vida, que se ostenta por toda a parte sob múltiplas modalidades, animando o incomensurável cenário do infinito.
Creio na sua justiça indefectível, não como instrumento de punição ou vindita, conforme a dos homens; mas como processo de regeneração, imanente no mesmo delito, estabelecendo de modo absolutamente perfeito, graças a uma organização sapientíssima, todas as normas do direito, todos os princípios da mais rigorosa igualdade.
Creio no seu poder e saber absolutos, cujas provas transcorrem da inalterabilidade e da matemática precisão com que funcionam as leis organizadas para regerem a criação nos planos físico e moral.
Creio em Jesus Cristo como a encarnação do Verbo divino, compreendendo esse Verbo como a vontade de Deus, a verdade eterna revelada ao mundo.
Creio nas Escrituras, contanto que nelas se busque, através da letra que mata, o espírito que vivifica.
Creio num só destino reservado a todos, e cuja realização se dará infalivelmente, no infinito do tempo, conforme se deduz da incomparável odisseia do Filho Pródigo.
Creio que o homem não nasce neste ou naquele meio, sob esta ou aquela condição, esta ou aquela vez, pela sua vontade, mas pela vontade de Deus, como ensina o Evangelho.
Creio que a existência terrena é uma oportunidade organizada, e concedida por Deus, para o espírito realizar o objetivo da vida, concitado pelas contingências e conjunturas que o cercam.
Creio nos efeitos do batismo de fogo, e nos efeitos do batismo do Espírito Santo;
este como influência do Céu, e aquele como símbolo da dor que purifica os costumes, abate o orgulho e apura os sentimentos.
Creio, finalmente, que todas as leis e atos emanados de Deus são frutos do seu infinito amor, a serviço de sua insondável inteligência e soberaníssima vontade.