"Jesus, levando consigo Pedro, Tiago e João, subiu ao monte para orar. Enquanto orava, o aspecto de seu rosto alterou-se e as suas vestes tornaram-se resplandecentes. Eis que dois varões confabulavam com ele: eram estes — Moisés e Elias, que apareceram em glória falando sobre a retirada que Jesus estava para realizar em Jerusalém. Pedro e seus companheiros estavam como que oprimidos de um grande sono; todavia, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões ao lado dele. "
(Evangelho.)
Tal é como Lucas descreve o fenômeno da transfiguração de Jesus, quando em comunicação com Moisés e Elias, dois profetas que há séculos haviam deixado a Terra.
Enquanto a ciência materialista sela para sempre os túmulos, Jesus levanta suas lajes e surpreende-nos com uma nova vida, que além da campa se ostenta, e gloriosamente se manifesta aos olhos dos mortais.
Enquanto as vãs filosofias firmam barreiras e abismos intransponíveis entre o Céu e a Terra, Jesus rompe a velha bastilha e mostra-nos os dois mundos entrelaçados numa aurora refulgente de luz.
Soberbo! Edificante! Maravilhoso!
Jesus, tu és de fato como disseste: a verdade, o caminho e a vida.