12/02/1947
Meus amigos, que as forças divinas nos auxiliem a todos. Desejamos aos nossos amigos um regresso feliz, pedindo aos “mensageiros da paz” ajudá-los a encontrar todas as circunstâncias que favoreçam a volta em paz, contentes e felizes. Que Jesus nos autorize a satisfação de sempre repetir esses momentos de calma, dentre os quais temos tido oportunidade de valorizar-lhe as bênçãos. Agradeço-vos a cooperação prestada ao novo trabalho de André Luiz, que reputamos de grande interesse para a defesa contra o desequilíbrio, isto é, contra o mal. Esperemos em Jesus possa o serviço ser completado até março próximo, quando, se Deus nos permitir, desejaríamos fosse remetido em duas vias o original, como sempre, ao nosso companheiro de lutas, e a cópia ao presidente da instituição que fomos chamados a servir.
Estamos trabalhando para que não haja delongas do nosso lado, considerando a oportunidade do serviço referido. Cremos, pois, que, doravante, podemos comentar o trabalho em processo terminal. Esperamos em Jesus possamos ir até o fim. Assim dizemos porque , que põe e dispõe, planeja e executa, segundo melhor Lhe parece. Fica, pois, consignado aqui o nosso reconhecimento. Particularmente ao General Aurélio, apresentamos as nossas despedidas:
Meu prezado Comandante,
Seguimos em sua escolta,
Rogando ao Pai lhes conceda
Boa viagem de volta.
Que Jesus o guarde livre
De toda a perturbação,
De modo a não repetir-se
O banho em trajes de Adão.
Lembranças do amigo e servo,
Nota da Organizadora: Emmanuel faz menção ao novo trabalho de André Luiz, o livro No Mundo Maior, cuja primeira edição se deu em 1947, pela FEB. Quanto “ao nosso companheiro de lutas”, refere-se a Manuel Quintão, presidente da FEB até 1943, tendo sido sucedido por Antônio Wantuil de Freitas, companheiro de Diretoria.