Escola no Além

Prefácio de Emmanuel



Prezados leitores

Cláudia Pinheiro Galasse é uma jovem desencarnada em 1982, que voltou à Vida Espiritual sob o amparo de familiares e amigos.

Entregue ao tratamento de recuperação, só em princípios de 1983, atingiu o próprio restabelecimento, conscientizando-se quanto à dor que deixara entre os familiares queridos. Embora as lágrimas, porém, conseguiu equilibrar-se à custa de persistente esforço mental, merecendo o reconforto de comunicar-se com os pais e irmãos, a fim de fortalecê-los.

Em 1984, atendendo-se-lhe à paciência e ao trabalho constante, em favor dos irmãos desenfaixados do corpo físico, mas ainda doentes e revoltados, foi admitida em um dos nossos vários 1nstitutos de apoio e amparo à infância no Além, espiritualmente desprotegida.

Desde esse tempo, vem funcionando com elevado senso de compreensão e humildade, crescendo na admiração e no respeito dos Mentores que supervisionam as nossas Instituições, entre as quais nos encontramos.

Em 1985, foi promovida à condição de professora do nosso Educandário, tornando-se a protetora de todas as crianças, ante os dotes espirituais que lhe caracterizam a vida.

Em 1986, sempre devotada ao espírito do serviço, estudando e ensinando, trabalhando e aprendendo, realizou notáveis diálogos e palestras com grande número de colegas e professores, destinados à elevação do nível mental deles mesmos.

Em janeiro do ano de 1987, instituiu-se entre vinte, das dezenas de Institutos educativos da região, um concurso para a apresentação de um livro, estruturado em pequenas dimensões e tão simples quanto possível, para esclarecimento e reconforto dos familiares que choram a perda de crianças no mundo, especialmente os pais.

O livro seria elaborado por professores que estivessem vinculados na região às áreas do ensino, e devia contar com simplicidade o cotidiano das crianças desencarnadas, retratando-lhes a Vida Espiritual, em traços rápidos.

Cinco Mentores receberiam as páginas das candidatas para exames e conclusões oportunas.

Mais de duzentos educadores compareceram ao certame. E depois de intensa movimentação durante meses, em setembro último, no dia consagrado a Primavera, os resultados foram conhecidos.

O primeiro lugar foi conquistado pela professora Cláudia Pinheiro Galasse, com os aplausos de todos os presentes.

Este é o livro, leitores amigos, que te entregamos nestas páginas simples e despretensiosas, rogando a Jesus que abençoe e inspire a Autora e a todos nós.



Uberaba, 26 de outubro de 1988.




Educandários no além



Os educandários da Terra oferecem oportunidades, através de um currículo definido, para que as crianças e os jovens organizem e sistematizem o saber, possibilitando, mais tarde, o seu engajamento na vida social.

Platão, o grande filósofo, já dizia: “Aprender é recordar”.

Assim como existem os mais variados tipos de escolas na Terra, atendendo a uma clientela diversificada, o mesmo acontece no Plano Espiritual.

Deus não desampara a sua criação!

Muitas crianças e jovens ao liberarem-se do corpo físico, pelo chamado fenômeno da morte, prosseguem estudando e aprendendo na 5ida Maior, com uma visão mais ampla do Conhecimento.

A maior angústia dos pais, ao perceberem a morte arrebatando a vida de seus filhos, é a de pensar o que lhes sucederá imaginando-os, por vezes, no mais completo desamparo…

No entanto, a Doutrina Espírita, que legitima a Mensagem Consoladora do Evangelho de Jesus, oferece à Humanidade a mais fecunda literatura do futuro dos Espíritos desencarnados, notadamente revelada através da mediunidade ímpar de Chico Xavier.

As inúmeras cartas dos Espíritos endereçadas aos familiares pela psicografia do abençoado medianeiro, desvelam a realidade da Vida Imperecível!

Assim é que, Cláudia Pinheiro Galasse, uma jovem contando com apenas 18 janeiros, retorna pelo lápis mediúnico de Chico com suas notícias, consolando os pais e demonstrando ideias renovadoras, diante da vida que prossegue, triunfante, além do túmulo.

Para permanecer mais ao lado dos familiares que deixara na Terra, ela ingressou no trabalho em um núcleo educativo espiritual, ligado à Instituição Espírita “IDEAL”.

A escola na qual se matriculou como professora, abriga muitas crianças que deixaram a Vida Física em tenra idade e que se preparam para retornar ao mundo físico.

Não existe violência nas Leis Divinas e as crianças necessitam de tempo para a readaptação à Vida Espiritual, como se constata nas páginas de Claudinha. Os currículos obedecem a determinados esquemas de lições, que vão da leitura aos conhecimentos gerais, dos passeios à música, onde elas manifestam pelo canto a saudade dos familiares queridos.

A semelhança do que ocorre entre os dois Planos, material e espiritual, é evidente, pois existe o espírito de sequência no processo evolutivo dos seres.

A “Escola no Além” tem por base fundamental a disciplina. O Curso Infantil desenvolve-se com lições de paz e amor, onde os professores acompanham de perto as necessidades espirituais de cada aluno.

A saudade das crianças em relação aos pais é atenuada através do sonho, onde se estabelece o diálogo entre filhos e pais.

O processo do ensinar-aprender é simultâneo, pois à medida que Claudinha participava do encaminhamento de uma criança à reencarnação, ela também aprendia sobre a importância e a sublimidade da Vida.

Foi com grande alegria que acompanhamos, nas reuniões do “Grupo Espírita da Prece”, as reveladoras mensagens de Claudinha. E é ainda com imenso júbilo que agradecemos aos seus pais, Toninho e Dorothy, a oportunidade de grafar estas palavras no pórtico deste livro que, sem dúvida, nos enriquecerá de novos conhecimentos.

Sem maiores comentários, pedimos aos Céus que abençoem a mediunidade de Chico Xavier que, há 61 anos, trabalha incansavelmente como Mensageiro da Esperança, levando-nos a repetir as palavras de Paulo, o Apóstolo: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1co 15:55)





Apresentação



Esta jovem no transcorrer das páginas inseridas neste volume, nos mostra a beleza e a seriedade do comportamento dos pais no tratamento disciplinar e de amor aos filhos que chegam pela misericórdia de Deus ao regaço do lar.

Com este livro vai se esclarecendo o que para muitos é desconhecido:

Como se portam as crianças na Espiritualidade.

Como se sentem.

Como são recebidas e assistidas.

Não estamos criando idolatrias ou simpatias pessoais por espíritos que partiram, mas tentar demonstrar, através das mensagens recebidas pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, a veracidade dos acontecimentos.

A preocupação dos pais na partida dos seus pequerruchos, com relação ao desamparo, deixa de existir, pois Claudinha, muito bem amparada, nos traz à luz o desempenho das almas abnegadas a serviço do Senhor.

É só acompanhar suas mensagens, e pode-se entender o que estamos querendo dizer.

Leitor amigo, Deus esteja conosco nos momentos de atuação de nossa responsabilidade.

Cláudia Pinheiro Galasse, nasceu em 25 de julho de 1964 e desencarnou em 9 de setembro de 1982, sendo filha de Antônio Pinheiro Galasse e Dorothy Campagna Galasse, tendo como irmãos Mônica Pinheiro Galasse e Antônio Pinheiro Galasse Júnior.





Notas



A Editora visando melhor esclarecer, relacionou abaixo, os fatos e personagens ligados ao grupo de amizades e parentesco com a família de Antonio Pinheiro Galasse, para, no transcorrer da leitura, a localização das criaturas nas citações de Claudinha.


Mirna Largorga, desencarnada em 27/10/1977, vitimada por acidente de moto na cidade de Ocian, Praia Grande, no litoral Paulista, filha do casal Antonia Edith Lagorga e Ubirajara Lagorga, desencarnado em 2 de julho de 1988.


Mônica e Júnior, irmãos de Claudinha.


Lika — Liane Helena Aneas de Paula, desencarnada em 3/5/1982, em acidente automobilístico, filha de Neusa de Paula e José Wair de Paula.


Nice Rivera, mãe de Heleninha, criança assistida por Claudinha no Plano Espiritual, que obtivera permissão para visitar a filha.


Helena Rivera, assistida de Claudinha, em nobre posição de desenvolvimento aos dois anos, desencarnada.


Beatriz de Falco, mãe de Vera de Falco, criança que estava em preparativos para reencarnar.


Vovó Gorizia — Gorizia Campagna, avó materna.


IDEAL — nstituto ivulgação ditora ndré uiz Ltda. Rua Lord Cockrane, 594 — São Paulo — SP. Uma Editora a serviço da divulgação da Doutrina Espírita, comungando com o Grupo Assistencial de Ideal Espírita no amparo às famílias carenciadas.


Amigos do Ipiranga — Companheiros e companheiras do IDEAL.