A estimada família de Clóvis Tavares, devotado servidor da causa espírita cristã da cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, ofertou à Editora Vinha de Luz este material derivado da psicografia do médium Francisco Cândido Xavier nos idos de 1940.
Naquela ocasião, 70 anos atrás, Chico Xavier saía de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em longa viagem rumo a Campos, na expectativa de rever Clóvis Tavares e participar das atividades doutrinárias da Escola Jesus Cristo, fundada por Clóvis cinco anos antes. Chico Xavier o conhecera em Pedro Leopoldo, por ocasião de uma visita que Clóvis lhe fizera e na qual Chico recebeu uma mensagem espiritual de Santos Dumont, identificando-o como um espírito amigo da família e das tarefas da Escola Jesus Cristo.
Naquele longínquo ano de 1940, após a visita de Chico Xavier, Clóvis Tavares publicou um livreto, como edição caseira da Escola Jesus Cristo, contendo o rico material das mensagens recebidas pela mediunidade de Chico Xavier como fruto de sua visita pessoal a Campos. Material esse que até hoje permaneceu esgotado.
Agora, no transcurso das comemorações do centenário de Chico Xavier, a Editora Vinha de Luz, atividade da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, departamento do Grupo Espírita Scheilla, da cidade natal de Chico Xavier, tem a honra e a alegria de republicar este opúsculo, com o sugestivo título LUZ NA ESCOLA — Chico Xavier na Escola Jesus Cristo de Campos | RJ.
Dedicamo-lo ao espírito de Santos Dumont, tendo em vista as ligações espirituais que o unem à distinta família Tavares e à Escola Jesus Cristo.
Possam os leitores fazer bom proveito de seu magnífico conteúdo, rico em beleza espiritual, que patenteia a continuidade da vida além da matéria mais densa.
Belo Horizonte, 17 de outubro de 2010.
Editor
Nota do Organizador: 17 de outubro é o dia que em se comemora a Fundação da Escola Jesus Cristo na colônia “Nosso Lar”, por Nina Arueira. A Escola na Terra, na cidade de Campos | RJ, foi fundada dez dias depois por inspiração de Nina a Clóvis Tavares. (N. O. Flávio Mussa Tavares)