Evangelho por Emmanuel, O – Comentários às Cartas de Paulo

Capítulo LXXXI

Obra pessoal



“A obra de cada um se manifestará” — PAULO (1co 3:13)


Ninguém julgue que seus trabalhos individuais sejam elementos perdidos na vastidão imensurável da obra coletiva. Tudo está sendo analisado pelas Forças Superiores que dominam a vida.

Se o homem pudesse apreender a extensão das energias que o cercam modificaria toda atitude que não evidenciasse a verdade, renovaria qualquer conceito que fugisse do bem.

Há seres cujo padrão de vida, por enquanto, não poderá se distanciar em excesso das operações propriamente animais.

Mas quantos possuem raciocínio para a indagação da origem e do destino, deveriam compreender que se encontram em uma expressão de lutas transitórias.

Que lhes pede a existência fragmentária?

Nutrição e reprodução são meios. O homem, portanto, não tem por finalidade suprema o ato de comer e de perpetuar-se, já convertidos por sua imprevidência em glutonaria e perversidade.

O fim de sua passagem no mundo é aprendizado, é a aquisição do espírito de serviço, é a obra de seu aperfeiçoamento, através de labores duros e persistentes.

O planeta é a oficina luminosa, que jamais se encontrou acéfala.

Quem te enviou ao trabalho da Terra está observando o teu esforço.

Não peças muita apreciação dos que te cercam, eles também são identificados por olhos vigilantes. Cumpre o teu dever.

As gotas d’água fornecem uma ideia de nosso patrimônio coletivo, mas não somos simples gotas d’água. Somos filhos de Deus e nossa tarefa pessoal se manifestará, fatalmente, na obra d’Ele.