21/10/1947
Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, enchendo-lhes o caminho de alegria, saúde, paz e bom-ânimo.
Tomei hoje o lugar do nosso prestimoso e devotado João de Deus, atendendo às circunstâncias excepcionais dos planos que se vão concretizando. Agradeço a ele que preside, como sempre, a nossa reunião das terças e cumprimento a vocês pela disposição de satisfazer aos superiores desígnios que nos marcaram o serviço em perspectiva.
Estimo a presença de Maria, nesta noite, pois é um conforto para mim vê-los partir todos juntos. Antes de maiores considerações, minha filha, registro animado as melhoras do General Aurélio. Permita Jesus possamos deslocar certas impressões prejudiciais que lhe consomem grandes cotas de energia, e podem crer que, feito isso, tê-lo-emos novamente bem disposto e restaurado para a luta. Quanto lhes for possível, ajudem-no a “romper a nuvem”. De nossa parte, faremos tudo o que se enquadra em nossas possibilidades para que o tenhamos refeito e recuperado em breves dias. A libertação íntima, porém, é fator importante. Os passes e aplicações da nossa esfera que lhe vão sendo dirigidos têm trazido benefícios completos ao organismo dele, mas precisamos contar com esse serviço de “desanuviamento”. Esperemos na Providência Divina. A nossa devotada irmã Amélia continua vigilante, satisfazendo aos mínimos imperativos da hora que passa e, felizmente, o nosso amigo pode dizer que tem ao seu lado o anjo materno. Aguardamos, dessa forma, eficientes resultados da assistência referida.
Quanto à inesperada excursão, estejam certos de que estarei com vocês em todas as particularidades que a ela se refiram. É importante que cheguem efetivamente ao Rio, com a precisa antecedência, a fim de cogitarmos de todas as atividades com a calma necessária. As nossas autoridades, infelizmente, às vezes, estimam as informações vagas, com enormes perdas de tempo e realização, competindo ao servidor interessado na execução do dever a positivação dos elementos destinados a orientar os assuntos. Vamos como quem espera a luz do Cristo. Conheço um hino em que os crentes declaram não conhecer o caminho, mas asseguram confiar no Guia divino. Nossas mãos estão entrelaçadas com as dele e espero que a nossa colheita seja a mais rica possível. O momento é de vastas perturbações em toda parte, perturbações que caminham para a zona culminante, todavia, francamente, sentir-me-ei muito feliz com a experiência que vão adquirir. Precisamos alongar o nosso raio de conhecimento sem o que o nosso raio de ação seja, invariavelmente, restrito.
Faço votos para que recolham um novo mundo de impressões. Ajustadas as providências e organizado o roteiro, aceitarei a marca que vocês aceitarem e . Pena não me ser possível a materialização plena, a fim de conversarmos mais à vontade, observando o cenário e enfileirando deduções. Entretanto, o fato de saber que estaremos em entendimento espiritual me enche de justa satisfação.
Examinei o caso no domingo último e amanhã tornarei a auscultá-lo para formular juízo definitivo. Convençamo-nos de que o voo a realizar-se não é muito diferente daquele que André Luiz descreve, aludindo à Casa Transitória. E se irmã Zenóbia e os companheiros se movimentavam sobre abismos não é menos certo que vamos fazer o mesmo. Que Deus nos guarde o caminho e nos abençoe o propósito de servir, em tudo, ao Seu divino programa.
Sinceramente, consigno a minha gratidão ao Daniel, pelo apreço que dispensa ao trabalho do Rômulo. É um dos raros amigos que não se perderam no nevoeiro geral. Tem feito o que lhe é possível para corresponder ao esforço desenvolvido em Pedro Leopoldo e se não pode estender-se no capítulo é que também ele está preso a severas injunções de ordem política. Não esquecerei, porém, a atenção com que nos respondeu afirmativamente à luta de dezembro-janeiro, na classificação funcional e, examinando tudo isso, com muito prazer, seguirei em companhia de vocês na missão que se entreabre.
Peço a você, meu caro Rômulo, guardar a maior alegria e serenidade em face do serviço a entremostrar-se. Apareceu numa hora oportuna, em que sua saúde pedia uma renovação de ambiente, ainda que rápida. Não se preocupe excessivamente com o problema das construções em perspectiva, porque, de qualquer modo, as construções humanas, de qualquer teor, dão benéficas dores de cabeça. No momento justo, é natural que você as tenha pelas imposições naturais das obras a se levantarem. Por isso, não precisará sofrê-las por antecipação. Aliás, você hoje sabe comigo, mais que ninguém, que “quanto maior a nau maior a tormenta”, mas que vale a pena enfrentar sempre grandes tormentas para que as grandes naus beneficiem a muitos. Lancemos fora o medo e prossigamos adiante.
O receitista vai indicar o Iodium, que você poderá usar pela manhã e à noite, durante 15 dias, além dos outros elementos. Esse preparado fará muito bem ao seu campo orgânico, porque, com a colaboração dele, a máquina poderá voar a qualquer altura, sem prejudicá-lo. Penso que vocês devem levar a homeopatia já preparada e além dela um pouco de bicarbonato, limões, sal de frutas, sem descurar de agasalhos eficientes para qualquer eventualidade. Vocês não seguirão como eu, sem o corpo de carne, mas podem estar certos de que, por minha vez, não irei sem cuidados para comigo. Tenho também preparativos adequados à situação.
Concretizando-se o projeto em definitivo, acredito, meu filho, que você não deve partir sem uma visita pessoal à Fundação Interamericana de Educação, no Rio. É sempre útil consultar os redutos da amizade e aquela gente é interessada no seu concurso, para o qual converge grande cota de simpatia.
Quanto ao mais, partamos alegres e tranquilos. Estimaria que o mundo gozasse de mais paz para que a nossa segurança no contentamento fosse mais sólida. Todavia, tamanhas são as perturbações terrestres que se nos fixarmos nelas ninguém arredará um pé de casa, nos vários continentes do planeta.
Assim, peçamos a bênção de Jesus e guardemos a nossa serenidade no dever bem cumprido. O receitista fará as indicações gerais. Meu abraço ao Roberto, quando estiverem novamente com os nossos. Estamos colaborando no reajustamento de suas energias físicas. Se fôssemos comentar as nossas expectativas, o papel não seria capaz de guardar-nos as impressões todas. Fiquem, pois, com o meu coração.
Reunindo-nos num só abraço, cheio de amor, saudade e carinho, sou o papai que não os esquece,
Nota da organizadora: como já citado em , João de Deus Macário presidia os trabalhos do Grupo Doméstico Arthur Joviano durante o culto do Evangelho no lar da família Joviano, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Nota da organizadora: Zenóbia, personagem do livro Obreiros da vida eterna, psicografado por Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz (FEB, 1946).
Nota da organizadora: Em referindo-se ao Dr. Daniel de Carvalho, natural de Minas Gerais, amigo da família Joviano há muito tempo e que, à época, ocupava o cargo de Ministro da Agricultura.