Amar e Servir

CAPÍTULO 1

PREFÁCIO



Estávamos, em 1990, às voltas com a saúde de meu pai, Francisco Thiesen. Ele se recuperara de longa internação em Brasília, onde permanecera em tratamento intensivo.

Foi quando todos esperávamos uma progressiva melhora de suas condições clínicas que o médium Hernani Trindade de Sant’Anna, em reunião do Grupo Ismael, de 26 de julho daquele ano, lia para todos os presentes, como de costume, mensagem assinada por Letícia. Seu título era Inverno, e seus primeiros parágrafos, e a voz do médium, me fizeram sentir indizível emoção. Apesar das minhas esperanças, e do meu desejo de que meu pai continuasse conosco, senti, do sentir mais profundo, que não apenas a mensagem dizia respeito a ele, mas que era chegado o tempo de recolhimento e recomposição de energias, tempo silencioso de preparo e de espera, para que a sua existência, depois de renovada, rebentasse de novo as suas florações, em nova primavera de galas fulgurantes. "Ouço, meu filho, as vozes inarticuladas de tu’alma. Sentes a chegada do inverno corporal e o frio estranho que te invade, manso e persistente, os membros lassos. E pensas no meu amor, que te assiste e te espera. .

Não umedeças de lágrimas o tempo.

Deixa que a branda aragem das horas esparja sobre os teus últimos dias o aroma suave da paciência e da bondade. E que a serena alegria do termo do trabalho, no crepúsculo da lida, te venha afagar e renovar o ânimo abatido. " (Destacamos).

A reunião continuara normalmente, e durante o seu transcurso pude lidar com muitos sentimentos e ideias que me invadiram a alma, a partir daquela nova perspectiva, quanto ao que viveríamos nos dias subsequentes, diante da revelação trazida pela Espiritualidade Superior.

Alguns poucos dias se seguiram, e Thiesen voltava a ter agravado o seu estado de saúde. A sua desencarnação ocorreu em pleno ato cirúrgico, num hospital do Rio, embora o ponto de vista clínico prelibasse o êxito total. Outros eram, porém, os desígnios do Mais Alto, que o Espírito Letícia, de forma tão sublime, nos viera antecipar.

A mensagem Inverno está contida neste lançamento do Departamento Editorial da Federação Espírita Brasileira, que se intitula AMAR E SERVIR, da autoria de diversos Espíritos, através da respeitável expressão mediúnica de Hernani T. Sant’Anna.

Trata-se de preciosa coletânea de novas mensagens, recebidas nas mesmas condições e dando continuidade à obra intitulada "Correio entre Dois Mundos", editada em 1988 pela FEB. A maioria dessas mensagens foi recebida no contexto de trabalho do querido Grupo Ismael, e Letícia assina nada menos que uma quarta parte de cerca de uma centena enfeixadas na obra. Este Espírito de escol, de quem também temos notícia através de André Luiz, no livro "Obreiros da Vida Eterna", nas páginas 145 e seguintes, tem a condição de tocar-nos o coração pela ternura e confortar-nos a alma, diante dos testemunhos e angústias da experiência pessoal em mergulho na carne.

Na dimensão não menos sublime da razão, brinda-nos o Espírito Áureo, autor de "Universo e Vida", obra febiana psicografada pelo mesmo médium, com diversos textos de alta relevância, nestes tempos graves e decisivos, no que tange à destinação ascensional do espírito humano e sua fundamental evangelização. É-nos instrutor paciencioso e diligente, abordando temas variados e dessedentando-nos a ânsia de saber edificante, com vistas ao porvir.

Muitos outros Espíritos participam da obra que, com imensa alegria vimos de apresentar e recomendar aos queridos companheiros de lides espiritistas. Dentre eles, pelas letras em prosa, estão André, Camille Flammarion, Bittencourt Sampaio, Pedro, José do Patrocínio, Elvar, Carlos Lomba e Janael. As expressões poéticas, de autores conhecidos de todos, são de Castro Alves, Augusto dos Anjos, Amaral Ornellas, Carmen Cinira, Bocage e outros, que dão sequência aos seus testemunhos da imortalidade da alma e da renovação e do progresso que almejam para todos os que aqui nos encontramos, nos caminhos empoeirados da crosta umbralina.

Como é do conhecimento de muitos, Guillon Ribeiro reuniu diversas mensagens recebidas no Grupo Ismael, em três volumes publicados pela antiga Livraria da Federação. Foram comunicações recebidas por João Celani, de Mentores e amigos espirituais, especialmente aqueles que participaram ativamente, quando encarnados, da criação e desenvolvimento da Casa de Ismael e de seus dirigentes e colaboradores de mais perto. Esses volumes estiveram esgotados por muitas décadas, até que, reconhecendo a necessidade de espraiar seu conteúdo às gerações novas, Francisco Thiesen, em trabalho de compilação, reuniu muitos extratos e excertos dos pensamentos daqueles Orientadores, na obra que, publicada em 1988, recebeu o título de "Ensinos e Meditações no Oásis de Ismael".

Este novo título agora editado vem trazer textos que, durante vários anos, foram sendo recebidos, mais recentemente, por um mesmo médium, na intimidade dos trabalhos desta Casa, mas, ainda assim, uma fração apenas do extraordinário acervo da profícua produção psicográfica de mais de um século de atividades ininterruptas do Grupo.

É, portanto, com imensa alegria que vemos chegar aos queridos companheiros de Doutrina mais uma obra da maior relevância em nossas letras, útil a todos os que permanecem buscando as luzes esclarecedoras de Mais Alto e o conforto espiritual dos amoráveis mensageiros do Bem e da Verdade, em nome do Senhor.


Janeiro de 1993, Sérgio Thiesen