"Prossigo para o alvo. " – Paulo (Filipenses
Ninguém há no mundo que não acalente algum ideal no fundo do coração. Raros são, todavia, aqueles que agem com decisão e persistência para realizá-lo. A grande maioria pretende alcançar os seus desideratos sem maior esforço, recuando ante os obstáculos de vulto e fugindo sistematicamente a qualquer requisição de sacrifício.
Quase sempre, em razão disso, são muitos os que se conformam com as aquisições mais fáceis, limitando-se apenas ao que as circunstâncias lhes proporcionem. Somente os Espíritos fortes conseguem manter o ânimo fielmente voltado, até o fim, para o esforço de concretização do a que aspiram.
Quando os ideais perseguidos se situam no campo das coisas transitórias do mundo material, os que a eles se devotam sempre encontram, com relativa facilidade, aplauso e cooperação, visto que suas ambições se afinam com os desejos da maioria. Não é muito difícil o encontro de auxílio eficiente para a busca da notoriedade, da riqueza, do poder e dos prazeres.
Aqueles, porém, que se acolhem aos ideais cristãos da verdade e do amor, da fraternidade e do bem, não podem esperar facilidades de entendimento e auxílio por parte de quantos ainda vibram nas faixas menos elevadas da vivência espiritual. Para tais idealistas a jornada no mundo costuma ser áspera e difícil, içada de obstáculos e contratempos, requerendo da alma sincera devotamento e renúncia, perseverança e coragem.
O Apóstolo dos Gentios sofreu, como poucos, os óbices referidos, tornando-se, por amor a Jesus, campeão de prisões e insultos, motejos e intimidações. Nada, entretanto, o deteve, e ele pôde dizer aos filipenses que, apesar de tudo, prosseguia para o alvo.
É esse o vosso desafio, amados irmãos: o da perseverança e da fidelidade aos ideias evangélicos, custe o que custar. Para tanto, jamais vos faltará o auxílio divino, nem o amor dos vossos companheiros deste plano, mas serão a força da vossa fé e a decisão dos vossos Espíritos as garantias da vitória que todos nós, de coração, vos almejamos.
André