Amar e Servir

CAPÍTULO 76

BOA NOVA



Registra a História Humana que, ao longo de muitos séculos, na remota Antiguidade, os homens da Terra experimentavam incoercível temor dos seus deuses.

Tinham motivos para isso, pois acreditavam no terrível poder daqueles míticos senhores do destino e da vida, que nenhum compromisso possuíam com a misericórdia e a justiça e dispunham das pessoas e dos povos ao sabor dos seus mutáveis humores.

Para propiciá-los, eram exigidos, muitas vezes, penosos sacrifícios de sangue e até de vidas, sem que se apiedassem, aqueles suseranos, das dores dos seus servidores mortais.

Mesmo o Jeová dos hebreus, deus dos exércitos, era uma potestade sectária e cruel, que cobrava dente por dente e olho por olho, e dividia suas graças ou furores entre os seus tutelados e os seus inimigos.

Jesus mudou radicalmente esses conceitos com a fulgurante revelação da sua Boa Nova, ao apresentar-nos o Soberano Criador e Senhor dos Universos não como um amo severo e implacável, mas como o generoso Pai de todos os seres, Deus de Amor, de Justiça e de Bondade, que semeou, na vastidão infinita da sua Casa Cósmica, inumeráveis mansões estelares, para abrigar a todos os seus filhos, e que, não obstante o seu incontrastável poder, zela por cada fio de nossos cabelos, veste esplendorosamente os lírios humildes do campo e alimenta, todos os dias, as pequenas aves do céu.

Transfigurou-nos, assim, de servos de deuses ímpios, em filhos e herdeiros do Altíssimo,destinados à felicidade e à glória do Eterno Amor e da Eterna Paz. Fez-nos príncipes da Criação e outorgou-nos o título de irmãos fraternais de todos os seres viventes, filhos, todos, do mesmo Pai Celestial.

Abriu-nos, desse modo, os portais da esperança, fortalecendo-nos a fé no destino e repletando-nos de confiança na assistência e no desvelo das potências de Mais Alto.

Essa Boa Nova, notícia sublime que nos conforta e nos anima, foi o presente que Jesus nos trouxe, passando a aguardar a nossa reação, a nossa resposta.

Que temos agora para Ele? Que boa notícia tem para Ele o nosso coração?


Elvar