Harmonização

Capítulo VIII

Quem segue



“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: — Eu sou a luz do mundo; quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” — (Jo 8:12)


Há crentes que não se podem esquivar aos mecanismos do culto exterior. Sentem falta da genuflexão, reclamam prédicas incessantes.

Outros preferem comentar levianamente as atividades [gerais] da fé religiosa, em todos os momentos e situações, barateando as cousas Divinas.

Quase sempre declaram que isso lhes constitui a luz sagrada, entretanto, logo sobrevenham golpes inesperados na estrada comum, precipitam-se em sofrimentos sombrios, em resvaladouros escuros, em abismos sem esperança.

[Nessas horas cinzentas, os aprendizes] sentem-se abandonados e oprimidos.

Chegados a esse ponto, demonstram a verdadeira expressão da insuficiência interna.

Muitos se tornam relaxados nas obrigações espirituais; afirmando-se desprotegidos de Jesus, [ou] esquecidos do Pai.

É que não ouviram a Revelação Divina, como necessário.

O Mestre não prometeu iluminação de caminhos aos que falem muito somente.

Assina, porém, verdadeiro compromisso de assistência contínua aos aprendizes que O sigam.

E é interessante salientar que Jesus não se refere a lâmpadas materiais que firam os olhos orgânicos.

Promete a Luz da Vida.

Quem de fato se disponha a segui-Lo, não encontrará tempo a gastar com exames detalhados de nuvens negras [e espessas], porque sentirá Claridades Eternas, dentro de si próprio.

Quando faças o costumeiro balanço dareligiosa, não te esqueças da útil observação, se estás falando apenas de Cristo ou se estás a seguir-Lhe os Caminhos.




O título da mensagem original é o que se encontra entre parênteses e seu conteúdo, diferindo bastante nas palavras marcadas e [entre colchetes], foi publicado em 1951 pela FEB e é a 146ª lição do livro “”