O verbo poder é grande Consegue presas num salto, Mas o "saber" é mais nobre, Mais eloquente e mais alto.
Jesus, sábio dos sábios, entende-se com os ignorantes de todas as procedências, sem salientar-lhes a sombra, não obstante procurar-lhes a companhia para clarear-lhes a senda.
O sacerdócio organizado costuma ser o cadáver do profetismo.
Saciedade no mundo é prejuízo de nossa alma.
Sacrificar-se é crescer; quem cede para os outros adquire para si mesmo.
Grande e penoso é o trabalho nos caminhos da evolução do pensamento religioso. Entretanto, não temos estradas novas, sem o esforço daqueles que alejam as mãos nos desbravamentos e sacrifícios.
Aprendamos com Cristo que se confiou ao madeiro do extremo sacrifício, como quem tudo perdia, para, finalmente, tudo possuir na senda dos séculos.
Nunca te arrependerás de fortalecer o trabalho e a educação, a justiça e o dever, a paz e o bem, ainda mesmo com sacrifício do próprio coração.
A dor do sacrifício é como a luz que abre o caminho para a vigia eleita.
O sacrifício é a nossa abençoada oportunidade de iluminação.
Sem sacrifício, não existe libertação, tanto quanto não lia celeiro farto sem que a semente se confie a renúncia, lia cova escura e úmida.
O sacrifício é a lei de elevação.
Sem a extensão dos sacrifícios, a salvação seria inexistente.
Se o salário de Jesus foi o crucifixo aviltante, não temos o direito de esperar a compreensão imediata de nossa boa vontade, que o próprio Mestre não recebeu.
Jesus é o salário da elevação Maior.
Ensinar para o bem, através do pensamento da palavra e do exemplo, é salvar.
A edificação é sublime demais, para que se complete, sem o preço doloroso da renúncia. O buril do sofrimento encarregar-se-á, por muito tempo, ainda, de elaborar, nas profundezas do nosso ser, a beleza divina da santificação.
No coração, permanece o santuário, da luz. É de sua fontes cristalinas se ergue o pensamento construtivos, santificante e renovador.
O espírito, em qualquer plano da vida, tem de coordenar as suas possibilidades para o bem, para a luz. para o amor, em seu benefício, fazendo das aspirações nobres e do trabalho proveitoso o santuário onde a sua mentalidade penetre diariamente para se purificar.
Todos os santuários consagrados a Deus são refúgios da Luz Divina.
Trabalhar no bem e o melhor recurso a saudade do coração.
A! se todos na terra conhecessem o valor da saudade que se transforma em serviços aos semelhantes, por certo haveria menos pesar, ai e aqui, porque no clima da caridade, nós nos sustentamos, realmente, uns aos outros.
Com Jesus, a nossa saudade e divina esperança de completa vitória.
A saudade é uma espécie de nevoeiro que nos atormenta a alma, faminta de presença e de amor.
O doente pode ser rico de paciência e coragem, tanto quanto a pessoa de excelente saúde pode ser rica de bondade e cooperação.
Não é semeando moléstias que semearemos a saúde. Alije a carga mental das ideias enfermiças e plante o bom ânimo, o otimismo e a alegria, em cada minuto.
Dai secura e dar-se-vos-á dureza.
Mais vale seguir no trilho espinhoso, de cruz nos ombros extenuados, que marchar sob enganosa coroa de flores, com desconhecimento da eternidade que nos aguarda.
O homem é o semeador que não despertou ainda.
Distraído cultivador, pergunta: - que farei?
E o tempo silencioso responde com ensejos benditos;
De servir - ganhando autoridade, De obedecer - Conquistando o mundo, De lutar - escalando os céus.
Aquele que traz consigo o coração vibrando no entendimento fraterno, plenamente integrado na conjugação do verbo servir, é, indiscutivelmente, o semeador que sai com Jesus a semear, sem afligir-se com o tempo de rememoração e sem preocupar-se com os resultados, identificado com a luz da verdade que lhe indica o futuro ilimitado e divino, na direção da seara de sabedoria e de amor em pleno infinito.
"Infinito.
Não esperes ocasião favorável para a resposta aos apelos do bem. Todo dia é tempo de semear.
Na lei das trocas, que rege todos os fenômenos da vicia, os semelhantes atraem-se uns aos outros.
Aprende a entender o serviço e a luta dos semelhantes, para que te não suponhas vítima ou herói num campo onde todos somos irmãos uns dos outros, mutuamente identificados pelas nossas dificuldades, Mas mesmas dores e pelos mesmos sonhos.
Uma côdea de pão, uma frase singela, Uma flor de perdão num gesto pequenino, Um sorriso fraterno à dor do peregrino, Tudo é semente em luz renovadora e bela.
Recorda o que a semente germinada não cessa de servir. Nasce, rompendo os envoltórios inferiores, que se sepultam no chão; frondosa, floresce, frutifica e produz incessantemente no bem de todos, até a renovação.
Cada servidor é chamado à varela que lhe é própria Cada trabalhador tem serviço especializado, na obra do mundo, qual ocorre à semente, que se reveste de utilidade diferente, nas leiras da vida.
A semente, em germinando sem preparo do meio, é quase sempre sufocada pela resistência da crosta planetária ou exterminada por vermes cruéis, inevitáveis na leira que o zelo não visita.
A ventania espalhafatosa passa na Terra, chamando atenção para si mesma, ao passo que a semente humilde e silenciosa, na cova escura a que foi relegada para servir, sem afetação e sem alarde, é a garantia do pão que nos alimenta.
A semente destinada às forças de luz de vida, Precisa morrer no fundo Da cova desconhecida.
Cada gesto é uma semente que produz sempre, segundo a natureza que lhe é própria.
A semente reclama ocasião adequada para germinar, medrar, desenvolver-se e florir.
A atualidade exige o Evangelho por semente selecionada e única, suscetível de assegurar celeiro farto de paz e alegria, para a vida imperecível.
Cada devedor será defrontado pela própria divida, agora ou mais tarde, atento à realidade de que nem todas as sementes produzem frutos dentro de alguns dias ou algumas semanas.
Nem tudo na terra é, por enquanto, alegria da colheita. A sementeira da verdade e do bem ainda reclama excessivamente de nosso esforço e não podemos olvidar que as tarefas são diferentes, tanto quanto diferentes são os caminhos, em busca da regeneração e da perfeição.
Paz, fortaleza, alegria, Desencantos e aflição Dependem da sementeira Na terra do coração.
Desculpemos as pedras e os espinhos da senda, esqueçamos ofensas e discórdias para fixar a mente e o coração na sementeira de luz, que a noite da ignorância espera de nossas mãos.
Em todo lugar onde nem coração negou a si mesmo, aceitou a cruz e seguiu o Senhor, surge uma sementeira do Reino de Deus, como promessa e serviço de salvação do mundo.
Não podemos violentar os princípios que regem a vida e a sementeira deve anteceder a colheita.
Nossa sementeira, acima de tudo, permanece em prever e provar, abençoar e ajudar sempre.
Não colheremos em seara feliz, sem sacrifícios na sementeira.
Prepara a terra e farás a sementeira.
André Luiz A calúnia visita-te As fibras de lutador?
Intensifica, sem mágoas, A sementeira do amor.
No nosso coração e em nossa mente, reside a sementeira da luz.
No sacrifício de nós mesmos, a favor do bem, permanece a bendita sementeira do triunfo para a glória imortal.
A senectude dolorida ou desprezada é sempre credora de compaixão.
A sensualidade emite raios degradantes.
O sentimento religioso é a base de todas as civilizações. Preconiza-se uma educação pela inteligência, concedendo-se liberdade aos impulsos naturais do homem. A experiência fracassaria. No dia em que a evolução dispensar o concurso religioso, a humanidade estará unida a Deus, pela ciência e pela fé, então irmanadas.
O sentimento cria, edifica, alimenta, ilumina. O sentimento é a luz divina. Só ele é bastante grande, para elevar-se da esfera comum, quebrando as fórmulas rasteiras.
A alma humana está cansada de ciência sem sabedoria e envenenada pelo pensamento moderno. O cérebro, nas suas funções culturais, precisa ser substituído pelo coração, pela educação do sentimento.
É imprescindível não olvidar que os homens obedecerão, em todas as suas tarefas, ao imperativo do sentimento. Sem esse requisito, são muito raros os que triunfam.
Para quem é mãe, a sepultura não vale. O carinho com que Deus nos marca os sentimentos é como que a raiz que nos algema ao solo do mundo, compelindo-nos a continuação do nosso serviço e ma mesma ternura, junto aos corações que o Céu nos confiou.
Não peças a Providencia Muito almoço, muita ceia, Que de carne farta e gorda A sepultura está cheia.
Busquemos ser, antes de aparentar; e fazer, antes de instruir.
Sobre os mundos, laboratórios da vida no universo, todas as forças naturais contribuem para o nascimento do ser. Todos os seres inferiores e superiores participam do patrimônio da Luz Universal.
Emmanuel Mocidade espiritista Não procures esquecer Que o verbo "ser" puro e claro, Vale mais que parecer.
Não te queixes contra a sorte, No serviço edificante, Não existe boa terra Sem lavrador vigilante.
O serviço da criança é pouco, mas quem o perde é louco.
O serviço ao próximo é o meio e a redenção é a finalidade.
Tudo na imensidão é serviço opulento, Júbilo de ajudar, luta e contentamento, Desde a flor da montanha às trevas de granito.
Não há serviço da fé viva, sem aquiescência e concurso do coração.
Cada trabalhador tem serviço especializado na obra do mundo, qual ocorre à semente que se reveste de utilidade diferente nas leiras da vida.
O campo de serviço é o mundo inteiro e a natureza é o nosso livro divino.
Estamos num tempo em que todo o serviço de aliviar o coração, quanto aos problemas do mundo, é santo.
os com o serviço renovador, se desejamos alcançar as obras que nos comprometemos realizar.
O serviço a todos revela divina sementeira.
O serviço ao próximo reconquista o respeito e a serenidade, perante a vida.
Desalento é negação Acorda, avança, porfia!
Serviço de cada dia É senda de perfeição.
O serviço é o caminho aberto a todas as criaturas, desde o verme até o anjo, na direção de Deus.
O serviço no bem de todos é um milagre renovador.
O serviço é o nosso orientador primário e supremo, porque somente convertendo nossa existência em braços, olhos. ouvidos, pés, pensamentos e corações através dos quis se manifeste a vontade atuante e redentora do Mentor Divina. em favor de todas as criaturas e de nós mesmos, é que atingiremos o mundo regenerado com uma só fé e um só Senhor.
O serviço aos outros anula os detritos do mal.
Caminheiros do bem, segui avante No serviços da paz que vos conduz Dando pão ao faminto, amparo aos nus.
Socorrendo a miséria soluçante.
"o mundo.
O serviço é o nosso clima, e, dentro dele respiramos juntos.
Sei que choras, sei que lutas.
Sei que padeces, porém, Teu serviço na verdade, E o santo esforço do Bem.
As obras que construímos na Terra são raízes profundas de nossa alma, retendo nosso coração no serviço.
Não busque compensações, julgando-se favorito da Divindade. Valorize o serviço de seus irmãos.
O serviço aos semelhantes gera valioso otimismo.
aventurado é o trabalhador que, na hora do crepúsculo, se sente ainda com o tesouro do serviço. As estrelas brilham para ele com renovado fulgor e o Pai da Infinita Bondade lhe sustenta as energias para o trabalho a fazer.
No serviço do Senhor, Trabalho, alegria e dor, Tudo é bom ao coração!
A felicidade e a paz constituem serviços do aprimoramento.
Serviço pode não ser compromisso.
Transformar o adversário em irmão, convertendo a treva em luz e o ódio em amor, constitui serviço sacrificial que somente os espíritos valorosos e heroicos conseguem realizar.
Desânimo infecundos, Moléstias daquilo ou disso são todos remediáveis Pela expansão do serviço.
Façanhosas de cada dia um cântico de trabalho, em favor do nosso próximo, porque o serviço aos outros é sumo bem a nós mesmos.
O serviço do Senhor é o único recurso, para que tenhamos um dia a nossa libertação.
Pranto, soledade, amargura, incompreensão nos que amamos, sede espiritual, ferinas, pesadelos, vigílias dolorosas, tempestades morais e golpes da senda representam o serviço do Divino Buril sobre nós.
O lar dos deserdados é serviço que não podemos esquecer.
Quando apresentamos, em qualquer serviço, o nosso título de boa vontade, Jesus faz o resto em nosso favor.
A Seara é grande, todavia o obreiro fiel pode fazer por si e por muitos, quando a vontade serena se alia em seu coração ao santo desejo de servir.
Serve e passa, esquecendo o mal e a treva, Porque o dom de servir É a força luminosa que te eleva Às bênçãos do porvir.
Servir é criar simpatia, fraternidade e luz.
Quanto mais céu dentro de nossa alma, mais habilitação para servirmos ao bem, no inferno.
Inflamemo-nos, ainda e sempre, no ideal de servir com o Senhor.
É sempre fácil servir, perante o céu azul e ensinar nos dias dourados, cheios de tranquilidade e de sol. E por isso que raros aprendizes sabem servir sob a noite tormentosa e ao longo das sendas repletas de dores e dificuldades de toda a sorte.
Sublima o teu espírito na glória de servir.
Não gastes somente com a tua vida o que poderia servir para sustentar dez outras.
Se já encontraste Jesus, não te queixes, Ontem, poderias alegar fraqueza e desconhecimento, como pretexto, para ferir e repousar, fortalecendo o poder da inércia ou da sombra; hoje, porém, é o teu dia de servir e de caminhar.
A sublime renúncia por amor Vale mais que o domínio do prazer Servir ao bem e a gloria de viver E o sacrifício é campo redentor.
Ajusta-te ao ideal de servir por amor, sem espírito de recompensa e as tuas horas estarão repletas de abençoado serviço ao semelhante.
Distribua auxilio e bondade, sem medida, para que o suprimento divino lhe atenda a capacidade de servir, enriquecendo-lhe os recursos.
Se pretendes a ventura De aprender e de subir Conjuga sem repousar O santo verbo "servir".
Compadece-te do servo, aprendendo a obedecer.
Consome-te no dever, Sé tu mesmo a claridade, Jesus para ser Senhor Foi servo da Humanidade.
Todo servo de Jesus é respeitável na posição em que se coloque.
Em qualquer circunstância, recordemos que o sexo é um altar criado pelo Senhor, no templo imenso da vida. Santificá-lo e santificar-se.
O sexo, no templo da vida, é um dos altares em a divina luz do amor se manifesta. A ele devemos no mundo a bênção do lar, a ternura das mães, os laços da consanguinidade, a coroa dos filhos, o prêmio da reencarnação, o retorno à lido santificante.
As teorias políticas, os exércitos apressados de salvação externa, não resolvem os problemas complexos da existência terrestre, porque os sicários de nossa ruína nos acompanham, em todas as manifestações de luta pela vida.
As vezes, é imprescindível silenciar para compreendermos mais intensamente Edificamos, com sacrifícios de hoje, a paz do futuro.
Sentes a necessidade de querelar ou discutir com o vizinho, no propósito de retificar-lhe a conduta? Espera amanhã, porquanto é possivel que o teu silêncio fale mais alto, anulando-se a possibilidade de maiores desentendimentos.
O ato de comunhão das almas, entre si ou com o Divino Poder, resulta sempre do silêncio em que o amor se edifica para a vida.
A mais alta defesa contra o sarcasmo do mundo é o silêncio da perfeita confiança no Divino poder.
"Aquele que, até hoje, nos ensina constantemente a servir. Necessitamos de palavras. Ele, porém, nos ajuda em silêncio.
Nunca olvides que, se muitas vezes nos arrependemos de haver falado, ninguém padece remorsos por haver preferido o silêncio.
O silêncio generoso De desculpa de um momento Pode evitar muitos anos De conflito sofrimento.
Nunca te arrependerás de preferir o silêncio nos instantes de irritação.
Guarda a língua no caminho Usando a misericórdia. . .
O silêncio da humildade Acende a luz da concórdia.
Ninguém odeia sem haver amado profundamente e ninguém experimenta animosidade sem haver reconhecido, antes, a bênção da simpatia.
A simpatia e a amizade são duas flores enraizadas no jardim do tempo.
Enriquece os teus fatores de simpatia pessoal, pela prática do amor fraterno. Serve sempre. Trabalha na extensão do bem.
No campo da humanidade Não colherás a alegria Sem plantar com tôda a gente A graça da simpatia.
Em qualquer problema que alcance as raízes da alma é imprescindível penetrar o núcleo vivo da elaboração do pensamento e aí depositar a bendita semente da simpatia, a favor da solução necessária.
Não complique a caminhada Simplicidade é um dever.
Por mais alto vôe a garça Descerá para comer.
A simplicidade improvisa raios de alegria.
A vida é um cântico em todos os lugares. Cada ser e uma nota da Sinfonia Universal. Não firas a harmonia com a maldade ou com o lamento.
O frasco de perfume esparge o aroma sublime do seu conteúdo. O vaso de detritos fornece as emanações desagradáveis, que lhe correspondem. Outra não é a situação de cada companheiro na reunião que se disponha a receber as demonstrações sagradas do plano Superior.
Cooperando com a dor, as criaturas descobrirão, para o homem, as grandezas ocultas de sua própria alma, a fim de que ele aceite, em seu benefício, as realidades confortadoras da sobrevivência.
A sociabilidade atenua os rigores da provação; a doçura e a afabilidade nos proporcionam novos elementos vitais.
O cérebro sublime não encontra socorro no coração embrutecido.
Deixa que a piedade se transforme no teu coração coração em socorro mudo, para que a dor esmoreça.
Pelo amor à criancinha que te inspira a beleza do lar, acende o lume da bondade e não recuses socorro aos braços minúsculos que te acenam, duplicando piedade e carinho.
Estejamos convencidos de que a nossa boa vontade é credencial do auxílio mais amplo cio Céu, tanto quanto a nossa inércia espiritual representa fato de atraso, no socorro divino que, as vezes por preguiça ou rebeldia, teimam em não receber.
Enquanto não despertamos, para o socorro dos nossos semelhantes, dividindo com eles as alegrias e facilidades que nos fornecem, não nos aproximamos da tranquilidade que deve povoar a nossa alma.
Os tesouros de sua compreensão podem ser transformados em sublime trabalho, no soerguimento do próximo.
O sofrimento é a nossa única oficina de purificação individual.
Asfixiante é a dor, mas sem o sofrimento, jamais seríamos advertidos pela verdade.
No círculo do sofrimento estende mãos fraternas.
Com o martelo da dificuldade, modificamos o bloco da ignorância, em que jazem nossas possibilidades de sublimação; com o cinzel do sofrimento estruturamos os mais altos destinos.
Onde se abre um caminho para o Céu, aí se revela o sofrimento, à maneira de condutor, capaz de habilitar-nos à sublime viagem.
O sofrimento é uma bênção do Céu e o trabalho é a glória da vida.
O sofrimento é a nossa única oficina de purificação individual.
Se está doente e desalentado, peça a bênção do Senhor para o copo de água fria que lhe atende à sede, porque da Fonte Divina fluem substâncias de paz e restauração, para quantos pedem socorro ao sublime poder.
O trabalhador que planta o grão humilde e colha apenas o suficiente ao pão de cada dia, é mais feliz que os escravos da ferrugem e da traça, porque não há dinheiro humano suscetível de furtar-se à decadência ou à dispersão necessárias.
Atende às sugestões da bondade e avança sempre.
Se vais à missão do bem, Não olvides, meu irmão, Que o suor gera o serviço, Da busca da perfeição.
Se a tentação de urdem inferior cios procura aceleremos a nossa atividade no bem, porque o suor digno é o antídoto de todos os tóxicos mentais que atacam inutilmente os tecidos da alma.
Do Céu vem todo o suprimento de que necessitamos o desempenho fiel ele nossas obrigações.
É indispensável dar de nós mesmos, infinitamente sem descanso e sem inquietação, convencidos de que suprimento celestial nos prove do necessário.
Para nos, haverá, a sempre suprimento do Céu de conformidade com as nossas lutas.
O mundo, sem desejarmos a penetração nos florilégios da retórica, jamais reclamou santo suprimem; de amor de compreensão de ajuda e de humildade.
Em muitas ocasiões, o brilhante dorme nos seixos da serra esperando os atritos da evolução e a passagem do tempo, a fim de surgir, sublime e belo, pleno sol.
Vão esperes pelo concurso dos outros, para sustentar a fonte do bem.