Quando se Pretende falar da Vida  - capa

Quando se Pretende falar da Vida

CAPÍTULO 9
Ilustração tribal

VIII - Mensagens de Roberto Muszkat



Querida Mãezinha Sonia, estou abençoado em sua alegria.

O Renato realmente usa avançada telepatia. Devo escrever quase que sob a compulsão afetiva a que o irmão querido me submete, desejando que eu fale alguma coisa. (1)

(1) Realmente Renato, presente à reunião, pedia compulsivamente ao Roberto que não deixasse de escrever, em função do abatimento em que se encontrava D. Sonia, tão ansiosa pelas palavras confortadoras do filho.

Aqui estão desse modo, as minhas notícias. Estou melhor e mais feliz, no entanto, ficaria mais contente se a visse mais corajosa e mais otimista, votos esses que estou estendendo ao Papai David.

Somos seis filhos e se estou aparentemente separado, cumpro aqui na 5ida Espiritual os Desígnios da Providência. E creiam que, em tudo quanto se me faça possivel, estarei colaborando na paz e na alegria de nossa família e de nossa casa.

Renato apresentará meu carinho a toda a nossa escala do Ra - Ré - Ri - Ro(2) dentro da qual tendo sido o primeiro da equipe sou agora o último dos irmãos, tentando aprender o melhor ao meu alcance.

(2) Roberto faz alusão carinhosa ao nome dos irmãos, utilizando a primeira silaba de seus nomes, como é costume se chamarem no meio familiar.

Agradeço Mãezinha Sonia, ao seu coração querido, ao Papai, aos irmãos e aos amigos a festa que nos proporcionaram.

Na felicidade de nossos irmãos, especialmente das crianças, recolhi uma felicidade maior. Digam ao meu pai que senti em nossa festa uma derivação de Shalachmoness (3) com vasta edição das alegrias de Purim (4) conforme as instruções de Mordechai. (5)

(3) Shalachmoness - presentes que mandamos aos amigos e também aos necessitados. Estes são enviados na festa de Purim.

(4) Purim - feriado que comemora a vitória dos Judeus sobre os Persas.

(5) Mordechai - Herói judeu que salvou seu povo do aniquilamento em Purim.

Muito grato. Muito agradecido e feliz por todas as bênçãos que me deram neste dia, nas horas entre o dia e o outro dia da nossa contagem no tempo.

A vovó Rachel e o meu trisavô Golcman (6) estiveram em minha companhia e lhes deixaram muito carinho e reconhecimento.

(6) Osher Golcman, trisavô materno, falecido em 1910.


Querida Mãezinha Sonia, com o nosso querido Renato e os queridos irmãos outros, receba o amor e os votos de paz do coração de seu filho, sempre seu,

ROBERTO MUSZKAT, 29 Novembro 1980