Papai, em seu natalício, Tanto quanto, dia a dia, Confesso que sempre guardo Dois tesouros de alegra.
Somando esses dois tesouros, Minha definição aqui vai!
a bênção de minha mãe E o grande amor de meu pai.
ROBERTO MUSZKAT, 9 Julho 1983
Logo abaixo apresentamos fac-símile deste poema dedicado aos pais, a fim de que o leitor observe o carinhoso afeto com que Roberto envolve os familiares, emoldurando os versos com a primeira sílaba do nome de seus irmãos.
Agradecimentos Revendo as coisas do Roberto, intactas desde que nos deixou, minha esposa encontrou cartas e composições de seu tempo de criança e adolescente.
Lendo-as, senti grande espiritualidade em nosso filho, assemelhando-se, seus escritos, constituídos de redações, frases amorosas, desenhos, dedicatórias, às mensagens por nós recebidas, através de Chico Xavier.
Certa noite, quando minha esposa atravessava uma de suas inúmeras fases difíceis, após o falecimento do Roberto, relendo as várias mensagens que ele nos enviara, notamos em uma delas que havia um pedida de Roberto para que a mãe lesse uma citação bíblica do profeta Isaías.
marcador de livro e justo no trecho que a mensagem de Roberto nos indicava. Como explicar um fato como este!
Em uma das mensagens, Roberto desenhou a estrela de David com 6 pontas, escrevendo em cada ponta o nome de seus irmãos e o seu próprio, homenageando a nossa união de família, como que efetivamente fazia, quando entre nós.
Realmente são provas de autenticidade e da presença do nosso filho querido.
Espero sinceramente que estas linhas, aqui gravadas, sirvam para aqueles que, sofrendo como eu, possam encontrar um pouco de paz e conforto.
Ao abnegado e bondoso Chico Xavier os meus agradecimentos; aos meus amigos, minha gratidão. Ao Dr. Caio Ramacciotti, que somente conheci; quando lhe levei os originais do livro, mas que ensinou-me muito, meus agradecimentos especiais.
À minha esposa Sonia que tanto me incentivou a participar deste livro, meu amor e minha compreensão; aos meus filhos, Rachel, Renato, Rosana, Moises e Ricardo, toda a minha dedicação e, também, as minhas desculpas por me dirigir, quase que exclusivamente a Roberto - mas, tenho a certeza de que eles me compreendem.
A você, Roberto, meu filho, todo o meu amor e a certeza de que estamos cada vez mais juntos.
David Muszkat