Ementário Espírita

CAPÍTULO 24

NO PENSAMENTO-VIDA



Dome e conduza o pensamento como o cornaca dirige o elefante.

Depois do amor, a retidão é o caminho mais fácil para a felicidade. A retidão, porém, é serva do pensamento.

Para que o pensamento o ajude nas suas ações, é indispensável exercitá-lo na oração. A prece ó para o homem o que o telhado representa para a casa. Se a mente tem o hábito de orar, defende-se do mal como o teto perfeito defende a casa da tormenta.


* * *

Maior mal que o ódio em si, opera o pensamento que o vitaliza.

O pensamento indisciplinado pode ser comparado ao vento sem direção: o fixado no mal asseme- lha-se ao vendaval; o jovial lembra a aragem primaveril; o bem dirigido é como a brisa que aciona as pás dos moinhos produtores.


* * *

A educação cria hábitos.

Os costumes resultam da elaboração desses hábitos pelo pensamento.


* * *

A mancha mais negra no homem é a depravação, e a nódoa por excelência se chama ignorância, porque nelas, inspiradas pelo egoísmo, nascem todas as paixões.

O conhecimento ó lâmpada acesa. Para que ele 65se converta em sabedoria — que é claridade permanente — faz-se preciso acompanhá-lo da meditação que funciona como combustível indispensável.

Exercite o pensamento em tudo quanto edifica e não apenas no que agrada, sem a preocupação, porém. de tudo saber. Tenha cuidado de bem realizar, tornando a mente um espelho claro e polido capaz de refletir nítida e fulgurante a imagem do excelso bem em forma de amor puro.