Trevo de Idéias

Capítulo VIII

Personalidade mediúnica



Orientação para desenvolvimento mediúnico — esclarecimento solicitado às dezenas.

Justo ponderar que, se a mediunidade pode ser definida em seus característicos gerais, cada médium é um instrumento por si, reclamando diferentes medidas de educação.

Assim como o avião, até certo ponto, depende da inteligência que o dirige, até certo limite, a mediunidade depende do médium.

Observe em cada medianeiro dos Espíritos as impropriedades de que se veja portador e busque suprimi-las com sinceridade, melhorando os próprios recursos de ligação com os 1nstrutores Espirituais, a fim de interpretá-los devidamente.

Por preceitos atribuíveis à conduta de qualquer médium espírita, enumeremos alguns daqueles de que nenhum se afastará sem desvincular-se das influências edificantes:

acolher os talentos mediúnicos de que seja depositário, com a responsabilidade de quem recolhe determinados valores dos quais prestará contas no momento oportuno;

cultivar a prática mediúnica, situando-a, acima de tudo, em construções morais de consolo e esperança, instrução e beneficência, consagrar-se ao estudo, entesourando discernimento;

zelar pela saúde do corpo físico; praticar a higiene mental, evitando qualquer indução à irritabilidade e à malícia;

atender ao exato desempenho dos deveres que abraçou;

devotar-se ao próprio equilíbrio;

auxiliar sem a pretensão de convencer;

respeitar a seara de serviço que lhe foi confiada;

e fugir de suscetibilidades, aceitando o sofrimento e a crítica por agentes naturais e indispensáveis ao burilamento das faculdades que lhe digam respeito.


Decerto que, no aperfeiçoamento mediúnico, é preciso que se faça sempre mais e mais esforço nos domínios da elevação; no entanto, apenas nos reportamos aos pontos indicados para considerar que, se é necessário especializar o trabalhador para garantir o rendimento da máquina, é imprescindível construir a personalidade mediúnica, a fim de que a mediunidade apresente todo o bem que seja capaz de produzir.