Luz Imperecível

CAPÍTULO 104

ESCOLHA



Mt 25:32


E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

E TODAS AS NAÇÕES SERÃO REUNIDAS DIANTE DELE, - Indistintamente, sem discriminação. Os espíritos, reencarnando neste ou noutro país, recebendo a mensagem do Evangelho, diretamente do Cristo, quando de Sua presença entre nós, ou através de seus emissários; mesmo, na mais remota antiguidade, pois, os profetas em Israel e os diversos enviados em todas as terras do mundo, sempre trouxeram a sua palavra, de acordo com as necessidades das criaturas. Por isso, o Mestre asseverou: E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. (Mt 24:14) .

Imperioso ponderar-se que a Sua orientação não se destina a pessoas ou grupos específicos, mas, se direciona a todos, sem exceção. O mesmo ocorre no interior de cada qual, cujo terreno se constitui de áreas das mais diversificadas expressões, a formarem províncias, cidades, aldeias, em que predominam a tônica dos condicionamentos e dos caracteres que temos cultivado no tempo. Muito a propósito argumentava Jesus que haveria lutas de nação contra nação, de reino contra reino, quando os padrões superiores, por Ele disseminados, entrassem em confronto com os núcleos da insensatez e da desilusão. No seu encaminhamento, os fatos iriam sugerir opções corretas a cada um. As nações interiores, eleitas por residência mental do ser, passam a se constituir em fonte determinante do mundo, ambientes, situações e acontecimentos a que temos que nos ajustar no plano exterior. O terreno e eventos de fora serão sempre e inquestionavelmente o reflexo do que trazemos no coração. Selecionar a cada instante os elementos que cultivamos no intimo é, pois, medida de bom senso. A reunião de todas as nações diante Dele é medida, também de foro pessoal, proporcionando-nos condições de reavaliação e recomposição do destino ante a Sua presença. neste instante, passa Ele a ditar o caminho mais acertado quanto ao porvir.

Podemos dizer que depois de cada ato, de cada realização individual ou em grupo, no devido momento, nos veremos face a face com os resultados de nossas ações.

E APARTARÁ UNS DOS OUTROS, - Jesus apontando o Bem, a virtude, devidamente assimilada, estabelece um padrão vibratório caracterizado pelo despertar do Cristo Interno. Ao atingir esse estado de alma, característico do avanço consciente, individualidade estará se desvinculando de antigos modelos que a prendiam ao passado, penetrando outros planos vibracionais consonantes com a mentalidade que elege. Por outro lado, o conhecimento não acionado, instaura fatores de desarmonia nos refolhos da mente, responsáveis pela vinculação com faixas detonadoras do sofrimento, a gerarem tristes períodos de reciclagem em planos inferiores, já percorridos no pretérito milenar. A separação constitui, assim, um ato natural que se segue à esteira de experiências e testemunhos vivenciados de modo correto, suscetível de operar-se, pela necessária conjugação de cada qual aos grupos a que veio juntar-se pela eleição decorrente do plano de vida que adotou, segundo o direito de seleção levado a efeito na esfera do livre-arbítrio.

COMO O PASTOR APARTA DOS BODES AS OVELHAS; - Com o propósito de tornar a lição ao alcance de todos, o Mestre recorre, mais uma vez, a um fato de conhecimento geral. Comparando as criaturas com os elementos de um rebanho, Ele proporcionava um melhor entendimento quanto aos imperativos cíclicos de seleção, a nível vibratório e espiritual. Ao avocar a imagem dos bodes e das ovelhas nos proporcionava examinar nossa posição ante os desígnios superiores. O bode, mamífero ruminante, como macho, é a representação da pessoa ainda presa a uma postura mental sustentada pelos interesses pessoais, a retratarem vivências repetitivas, petrificadas no tempo e no espaço.

De outro lado, a ovelha, amplamente registrada no Evangelho, caracteriza aquele tipo dócil, com postura simples, apto a doar incessantemente, sempre em sintonia com o comando do Pastor: Eu sou o bom pastor, o conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (Jo 10:14) .