Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
EM SUA MÃO TEM A PÁ;" - João apresenta-nos Jesus como um homem do campo, em plena atividade, a trabalhar a terra. Tal fato nos leva a refletir sobre o campo dos corações. O terreno dos sentimentos. É aí, na intimidade do ser, que o Cristo vai agir no cultivo das sementes do Amor, cuja produção sustenta a todos indistintamente.
A pá é o instrumento simples, mas eficiente, para a preparação da terra, cultivo e recolhimento dos frutos, limpeza e transporte dos detritos.
Introjetando a mensagem, vamos identificar a ação silenciosa ou ostensiva do ser direcionando os acontecimentos, sob a tutela do Alto. Por ela somos capazes de movimentar positivamente toda a instrumentalidade física e psíquica que contamos para as tarefas mais dignificantes da reeducação e da colaboração, na grande escola de nosso aperfeiçoamento.
E LIMPARÁ A SUA EIRA, - A pá, nas mãos do Cristo, pode operar eficientemente. Se nos dispomos a dela nos munir, poderá, acionada com disposição e perseverança que Ele recomenda, promover a limpeza da eira dos corações que, em razão das dificuldades do passado, ainda permanecem carentes das providências saneadoras imprescindíveis ao recolhimento e preparo da colheita.
E RECOLHERÁ NO CELEIRO O SEU TRIGO, - Quando adotamos os postulados do Evangelho, revigorados pelo conhecimento espírita, uma nova dinâmica deve vigorar. Só com Ele pode a criatura movimentar os instrumentos da libertação, sanear o campo interior, recolher os resultados nos celeiros da casa íntima, imprescindíveis à alimentação do espírito em sua atividade incessante.
E QUEIMARÁ A PALHA COM FOGO QUE NUNCA SE APAGARÁ, - Em toda colheita é necessário separar o fruto do seu envoltório. A essência é sempre o que permanece como padrão conquistado e inalienável. É preciso destruir o acessório, que no seu tempo foi útil, e para tanto, a mensagem de João nos aponta o fogo como elemento para esta eliminação O apego ou sintonia com esses valores transitórios tem sido causa de sofrimento e desilusões. Infelizmente, ainda nutrimos a tendência de nos prendermos aos interesses materiais, ao corpo, às paisagens, aos ambientes, às situações e coisas de feições passageiras.
Quantos sofrem com a decomposição do corpo após o desencarne?
O fogo que Jesus manipula e de que Ele se faz portador é agente da renovação consciente. Por ele a criatura identificada com o Seu Evangelho, elimina, pelo combustível da decisão e da vontade, tudo quanto não integre a essência verdadeira.
Ao nos propor sede vós pois perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus (Mt