E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com JESUS.
E ELE, LANÇANDO DE SI A SUA CAPA, - As pessoas exibem no mundo as capas mais diversas. Emmanuel (Caminho, Verdade e Vida, Capitão
98) . Com qual temos nos apresentado?
O cego, identificando a necessidade de desvestir-se, aliviando a sua carga para buscar o Mestre, lança de si a sua capa. É bem a representação da crosta que nos envolve, resultante da marginalização, da acomodação a que nos ajustamos no decorrer dos séculos. E, para que dela nos desvencilhemos, exige-se atitude decisiva e corajosa, reduzindo o peso que nos mantém vinculados às margens do caminho. Só assim, poderemos trilhar a vereda segura de trabalho e discernimento, que nos é indicada.
Precisamos nos apresentar a Ele como somos realmente. Autênticos.
Legítimos.
LEVANTOU-SE, E FOI TER COM JESUS. - Para sair da condição de cego, levantou-se e, usando bem o seu livre-arbítrio, foi ter com Jesus.
A busca de novos recursos, especialmente os que apontam definição no Bem, exige posicionamento que, no caso deste cego, está implícito no ‘levantou-se. É a atitude nascida dentro dele, sem a qual os objetivos não seriam alcançados plenamente.
Quantas vezes, no painel das necessidades, costumamos recorrer a quem não tem condições de nos ajudar? E quantas vezes nos dirigimos para pontos visualizados como válidos, sem nos munirmos do combustível da decisão, que identificamos na postura de Bartimeu, ao lançar de si a sua capa e levantar-se?
Deus é a meta, através de Jesus. Ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo