Luz Imperecível

CAPÍTULO 133

PLANEJAMENTO



Mc 14:15


E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali.

E ELE VOS MOSTRARÁ UM GRANDE CENÁCULO - Jesus fala do futuro, sem presente. Somente o dono da casa está em condições de mostrar tal ambiente. O cenáculo, grande refeitório, é campo representativo do pensamento, das ideias de um grupo que, por afinidade, alimenta um mesmo estado de alma, um mesmo objetivo. Reúnem-se amigos, familiares em torno de uma mesa para o atendimento das necessidades do estômago, reúnem-se também os elementos afins na alimentação de propósitos que posam sustentá-los em Espírito.

MOBILADO E PREPARADO; - Além das disposições físicas dos implementos de um cômodo, de um escritório, de uma secretaria, por exemplo, o posicionamento de cada peça e suas características são importantes, porque indicam a finalidade a que se prestam.

Assim, se naquela oportunidade a organização daquele cenáculo se prestaria à ceia do Senhor, válido hoje, diligenciar-se com boa vontade, a fim de que os ambientes, sejam eles simples ou mais sofisticados, se revistam de objetividade e praticidade e de uma atmosfera de pensamentos dignos. Estarão eles, por consequência, suscetíveis à utilização, em qualquer época ou circunstância, por aqueles expoentes da Bondade Maior, na concretização dos ideais superiores em favor de todos nós.

Na medida em que o esclarecimento nos visita, imperioso se aplique o bom-senso e o zelo sem extremismos, em tudo, cuja organização nos é conferida. O que se planeja e se executa com equilíbrio, capricho e interesse, será sempre um piso seguro capaz de, a qualquer época, servir de terreno apto à ação benfeitora da Espiritualidade, na extensão do pensamento e dos desígnios sábios do Criador.

PREPARAI-A ALI. - Todo aquele que se liga aos interesses do Evangelho é sempre um conhecido e mais, um amigo de Jesus, a oferecer-Lhe, como no caso em estudo, local em condições de atender às Suas solicitações. Na oportunidade falam todos os ângulos de interesse, boa vontade e sensibilidade a emanarem dos escaninhos da consciência de quem pretende servir. Entretanto, como aos discípulos caberia providenciar a ceia, também aos Amigos Espirituais cabe, em função de nossa predisposição pessoal, estruturar o direcionamento do trabalho, em nome do Amor, compatíveis com os valores que dispomos. vivemos num mundo de interdependência. no que estiver ao nosso alcance, que saibamos colaborar, para que o Bem se expresse. Só ajudando é que somos ajudados.

Por outro lado, aprendemos que ninguém está obrigado a oferecer mais do que possui.