E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa.
E, SAINDO OS SEUS DISCÍPULOS, - A obediência é sempre o ingrediente da ordem, da realização. No direcionamento do progresso evidencia-se o ato de obedecer, como fator indispensável à capacidade de dirigir com equilíbrio e autoridade. Para testemunhar confiança no Mestre e adquirir experiência, os discípulos têm de sair, se colocar em campo. É a ação que nos convoca; nada de êxtases, de fugas da realidade. Na caminhada somos, a todo instante, convocados a cumprir as determinações superiores, e, na pauta das circunstâncias, investidos do dever de orientar no pressuposto de sermos obedecidos.
FORAM À CIDADE, - Aglomerado de pessoas, exigindo-nos cuidado no relacionamento. A cidade tem seus suprimentos e vantagens, contudo, não dispensa a vigilância por parte dos habitantes.
Se, nem sempre o ambiente heterogêneo é o que nos agrada, é ali que vamos identificar as verdadeiras fontes do trabalho e ação no Bem, de que não podemos prescindir.
O campo é a área propícia à sementeira e colheita. Sugere, espiritualmente, o ambiente fértil de arregimentação de recursos que, recolhidos aos celeiros da alma, serão, a tempo certo, dinamizados nos grandes centros das lutas e sofrimentos da massa.
Anos e anos de semeadura e ceifa cedem lugar, no corolário das reencarnações, a novas experiências, encaminhado o ser em faixa mais ampliada, à distribuição, pela didática da compreensão e da paciência, em nome da caridade, do vasto conteúdo de Amor a beneficiar, em modalidade específica, a todos quantos participam da órbita de sua existência.
E ACHARAM COMO LHES TINHA DITO, - O fato de tudo estar conforme o previsto por Jesus deve nos alertar para a importância dos Seus ensinos e as vantagens de colocá-los em prática.
Todas as Suas lições são exatas e, válidas todas sua advertências.
Digno de nota o fato de os discípulos acharem tudo como lhes tinha sido dito. A obra de Deus é uma soma de registros em que, na várias etapas vividas, cada qual recebe o número de talentos por sua participação como oportuna cota de aprendizado, além do júbilo por cooperar na edificação geral. É em função de suas disposições de trabalho que cada criatura recolherá a seu tempo, ante o que já foi feito e diante do que virá mais a frente, o ensejo de aprender e servir, construindo o seu próprio futuro.
E PREPARARAM A PÁSCOA. - Naquela oportunidade, este era o serviço dos discípulos. Cada tempo pede um tipo de atividade. E, no fazer qualquer tarefa, muito mais importante do que a própria tarefa, é como a realizamos.
A alma com que concretizamos algo.