E, chegada a tarde, foi com os doze
E, CHEGADA A TARDE, - Entendendo-se a tarde como a designação de uma das vigílias em que era dividida a noite, estaríamos entre dezoito e vinte e uma horas. Portanto, no tempo certo, já que tudo tem a sua hora.
Após o cumprimento do trabalho ostensivo que nos cabe, é a partir deste momento que buscamos o reabastecimento, diligenciando preparativos ao descanso reconfortador, a fim de que estejamos habilitados ao reinício da tarefa que nos compete.
FOI COM OS DOZE, - Jesus e os apóstolos, lado a lado. Ora, Ele se coloca à frente, nos ensinando; ora, atrás, dando-nos oportunidade de exemplificar. Aqui, Ele está no meio, no mesmo nível, comungando das mesmas alegrias, dos mesmos cuidados, dos mesmos propósitos, levandon os a refletir da importância de viver-se cada coisa a seu tempo.
Interessante ressaltar-se que em momentos peculiares de maior relevância, Jesus está sempre junto dos discípulos, evidenciando o fato de que nunca estaremos sós.
É claro que no episódio em pauta, exerceu Ele o papel determinante e finalístico. Mas é sempre oportuno considerar-se que é Ele, Jesus, o verdadeiro sustentáculo de cada um de nós, em meio aos testemunhos que nos cabem, segundo os dispositivos da bondade de Deus.