Luz Imperecível

CAPÍTULO 15

MANSUETUDE E HERANÇA



Mt 5:5


Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

BEM AVENTURADOS? - Felizes, venturosos, afortunados. A bema venturança ou a felicidade espiritual vem sendo prometida no decorrer dos séculos e aguardada com ansiedade por todos que se aproximam dos interesses espirituais ou que com eles se identificam. Sem uma perfeita noção de como conquistá-la muitos a esperam ou a buscam mediante afirmativas ou posicionamentos puramente exteriores.

A Doutrina Espírita, abrindo perspectivas otimistas quanto ao entendimento da mensagem evangélica, nos aponta que qualquer conquista nesse terreno é sempre resultado do trabalho perseverante com base na firme disposição de reeducar-se.

OS MANSOS, - Brandos, pacíficos, serenos. Só podem ser mansos os que são menos egoístas, que pensam menos em si mesmos. Os contentes com o que possuem. Os não ambiciosos. Haverá paz íntima quando não houver luta externa com caráter de posse. Isso não significa, no entanto, ausência de ânimo, de disposição para progredir.

PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA;" - Herdar é receber por herança. E é isso o que realmente tem acontecido. Desfrutamos, por misericórdia, inclusive da bênção de viver neste orbe.

De princípio, terra dá a entender a parte materializada do mundo.

Observamos que uma pessoa, quanto menos quer, mais desfruta. Quando há altruísmo, desprendimento, mais pessoas confiam nela.

Só com serenidade podemos pensar e resolver bem e, assim exercer a condução das situações.


A herança do Reino de Deus tem sido a promessa do Cristo a todos aqueles que se aproximam de sua mensagem de Amor. E é nas terras interiores que estaremos trabalhando conscientemente no sentido de usufruirmos dos bens eternos que o Criador, como Pai, tem reservado aos filhos que d"Ele se aproximam, os quais por sua vez, se transformam em polos distribuidores da Luz Maior.