Luz Imperecível

CAPÍTULO 157

LIVRE-ARBÍTRIO E RENOVAÇÃO



Lc 9:23


E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

E DIZIA A TODOS: - O ato de falar implica em muita responsabilidade, que cresce à medida que se ampliam os conhecimentos. Como Jesus, quando falamos, devemos dizer positivamente alguma coisa. As palavras estão sempre exteriorizando aquilo de que está repleto o coração.

No texto em estudo Ele dizia a todos. Aceitá-Lo, porém vai depender da decisão e do entendimento de cada um. Hoje O ouvimos novamente tomando conhecimento do Evangelho. Cabe-nos, pois, a decisão pessoal de acolhê-lo, levando a Sua Mensagem à prática.

SE ALGUÉM QUER - Ele deseja que todos O sigam. Entretanto, respeita o livre-arbítrio e a evolução de cada qual. Nem, por isso deixa de endereçar o convite, dando a entender que Ele não julga a posição de ninguém.

O convite é individual. Todas as realizações espirituais, ainda que em grupo, apresentam ressonâncias individuais.

VIR APÓS MIM, - Afeitos a ingerir convites irrefletidamente, as experiências nos têm reservado decepções, sofrimentos. Quase sempre temos visto nesses chamamentos, oportunismos, atendimentos ao menor esforço e vantagens pessoais.

O convite de Jesus, porém, implica em testemunhos de lealdade na assimilação de seus ensinos e consequente distribuição das cotas de Amor que devemos à própria vida. O exame da Boa Nova proporciona a todos nós a consciência da plena felicidade que só atingimos na luta de redenção.

Segui-lo, sim. Com Ele à frente sabemos que estamos sendo bem direcionados, porque sabe providenciar o melhor para todos.

NEGUE-SE A SI MESMO, - Renúncia à tudo aquilo que nos prende à retaguarda da inferioridade a evidenciar o interesse pessoal.

Firmando-nos em Sua Mensagem de Luz, estaremos nos dispondo a aceitar seu convite voluntariamente. No entanto, uma vez matriculados em Sua escola, somos devedores dos tributos de fidelidade a seus princípios, de disciplina e esforço, capazes de nos proporcionarem o progresso e as etapas sucessivas, dentro do educandário a que nos ajustamos. À medida que se desenvolvem os novos valores, na proporção em que Ele penetra o coração, vai e afirmando em nós o homem novo que irá substituir, sem saudosismo, o homem velho.

Claras são as expressões de Paulo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Co 5:17) .

E TOME CADA DIA - O imperativo é assumir a responsabilidade, espontaneamente. Hoje, amanhã e depois. Não somente num só dia, como se a vida fosse de um dia de acerto e de vários de desatinos. Evidencia-se aí o fato de que não devemos nos sobrecarregar com lembranças de um passado desagradável, nem muito menos, nos afligir hoje com o que, representando dificuldade, possa ocorrer no futuro.

Quem vive corretamente cada momento, assumindo com Amor as suas responsabilidades vence aflições que nem chegam a se caracterizarem e, sobrepujando a própria mecânica dos minutos que se sucedem, aprende a viver no Eterno.

A SUA CRUZ, - Realmente, cada um tem a sua cruz. Devemos nos esforçar para entendermos e aceitarmos a nossa condição pessoal, e tudo se tornará menos pesado. Porque essa realidade expressa os propósitos de Deus, a nosso respeito, segundo as sementes que lançarmos na terra do destino e o plano de ação que Ele tem reservado para cada um dos seus filhos. E cada cruz se expressa nas obrigações, nos compromissos, nas limitações e fraquezas, nas responsabilidades que nos competem, na enfermidade, nas exigências do trabalho, num parente problema.

E SIGA-ME. - Seguir Jesus é agir de tal modo que tenhamos a consciência tranquila, em qualquer situação. Acompanhá-lo, é exercitar os seus ensinamentos em todas as circunstâncias.