Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?
PORQUE, QUE APROVEITA AO HOMEM - Realmente, a vida se constitui de buscas em que cada qual espera alcançar metas capazes de lhe proporcionar euforia e serenidade pessoais.
Dizendo-nos que aproveita ao homem, Jesus endossa este fato, indicando-nos fatores a serem trabalhados na busca de afirmação espiritual. Essa seleção se faz imperiosa, porque, qual vantagem existe na conquista de muita coisa exterior, se a paz, reflexo da vida verdadeira, ficar comprometida?
GRANJEAR O MUNDO TODO, - Obter, conquistar, adquirir. Ainda que fosse possível granjear o mundo todo, na sua feição material, isso seria muito pouco, segundo nos afiançam os amigos do Plano Maior, se comparado com migalhas da vida espiritual e dos seus bens. E devemos ainda considerar que tudo quanto é material e passageiro - se colocado como fim e não como um meio para favorecer a nossa evolução - seria diabólico.
Valorizando mais as coisas do mundo do que as do Espírito, nos colocamos a serviço das trevas, com sérios prejuízos. E, não pensemos que os cuidados do mundo não trazem problemas, não originam sofrimentos!.
PERDENDO-SE - O caminho a ser seguido deve ser o de Jesus. O que Ele palmilhou e nos aconselha a fazer o mesmo, para o nosso bem, e para adquirirmos a vida permanente. Se acompanhamos outros, se perseguimos objetivos diferentes, é natural que nos percamos nos labirintos das paixões, do egoísmo, dos desequilíbrios de toda a sorte, na ânsia de viver os prazeres de uma vida que se esgota, que provoca a morte.
OU PREJUDICANDO-SE A SI MESMO? - Que se perde. Quem se confunde, acaba prejudicado. E os prejuízos não são apenas espirituais, são físicos também. Com o desequilíbrio, contraímos muitas doenças. Deixamos de merecer a confiança do próximo.
Frequentemente, porém, os desajustes de alguém se refletem, prejudicando terceiros. São estes, pessoas que se envolveram igualmente nos processos de sua queda ou se dispuseram, em nome do Amor, a auxiliál o a reerguer-se do plano infeliz a que se jungiu em face da Lei de Causa e Efeito.
Que daria o homem pelo resgate de sua alma? - (Mc
Responderíamos: tudo. E é por isso que encontramos nos caminhos do mundo analfabetos, cegos, surdos, estropiados, cancerosos, hansenianos.
Estão dando tudo que representava muito para a sua visão deturpada das pessoas, das coisas e das paisagens do mundo, para a libertação de suas almas.