Luz Imperecível

CAPÍTULO 161

DE PASSAGEM



Lc 19:1


E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

E, TENDO JESUS ENTRADO LEM JERICÓ, - Jericó, cuja palavra significa lugar de fragrância, localizada na Judeia era, ao tempo de Jesus, a segunda cidade mais importante da Palestina. Apresentava comércio desenvolvido com o seu povo habituado à circulação de dinheiro, fato que possívelmente, ensejou ao Mestre ensinar a parábola dos dez servos e das dez minas. (L. 19 e 11 a 27).

Sendo a mensagem do Evangelho direcionada para o Espírito em sua essencialidade, Jericó se evidencia, não só como ambiente geográfico. É t ambém, representativa da província psíquica, presente no campo mental, onde aprisionamos, quando vinculados aos interesses transitórios, os melhores valores, importantes ao progresso.

Penetrar, manter contato, estabelecer sintonia e operar na faixa de ação que nos compete, consoante as determinações Superiores, eis a proposta inteligente endereçada aos corações que querem, positivamente, vencer.

De posso desta verdade, devemos nos colocar mais atentos, buscando identificar fatos e motivos que apresentem mensagens mais substanciosas. Muitas vezes o Mestre tem visitado a Jericó de nossas almas, buscando atrair atenção para novas faixas de vibração. No entanto, temos permanecido desinteressados, deixando que tais oportunidades se percam, em razão da cristalização que insistimos em manter milênios afora.

IA PASSANDO. - O Cristo não fica em Jericó. Entrar, sair e continuar a caminhada é tônica de quem labora, sem apego. Há uma tendência de permanecermos junto de pessoas, situações e coisas, no cultivo de ligações perniciosas ou improdutivas. As vinculações, quando estruturadas nas bases do Amor, não implicam em um estacionamento além do justo e do necessário, o que nos compete avaliar, quando atentos ao aprendizado, sensíveis às determinações do Criador, e em face do imperativo de caminhar, progredir.