E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS, - É da Lei que aquilo que se busca, encontra-se.
Tal resposta está sempre na razão direta da disposição, das energias, da direção e seleção de elementos que venhamos implementar. O próprio Cristo definiu: Buscai, e achareis (Lc
Ao procurar ver Jesus, diligenciando meios suficientes, Zaqueu laborava em novo campo mental. Via surgir nos escaninhos de sua alma os desejos de redirecionamento, já que, gravitando por muitos séculos nos parâmetros do egocentrismo, apresentava os reflexos da solidão, da nostalgia, características naturais de quem vive exclusivamente para si.
E NÃO PODIA, POR CAUSA DA MULTIDÃO, - Não raro encontramos dificuldades na marcha. Expressam elas os pontos avaliadores das disposições do ser, ao tempo em que aferem o grau de merecimento e a capacidade de cada qual na empreitada do crescimento.
Os objetivos de Zaqueu também apresentavam obstáculos a exigirem análise e busca de superação. A multidão constituída de necessitados, de curiosos, que normalmente permanecia junto de Jesus, no aguardo de alguma coisa, transforma-se em empecilho desafiador para os propósitos do publicano de Jericó. Também integrante dessa massa, Zaqueu constata e estuda as dificuldades que lhe cabem superar, buscando concomitantemente soluções que favorecessem o atendimento de seu ideal.
Se no plano externo, tal multidão impeditiva era fato notório, em meio aos planos de erguimento espiritual podemos também identificá-la nos elementos e acontecimentos que, ampliados se transformam em barreiras, quase que intransponíveis. Não se pode esquecer, todavia, que essas manifestações de natureza externa são, em sua maioria, reflexos da vasta soma de imperfeições e experiências de igual teor que trazemos desta e de outras vidas.
Temos também uma multidão interna composta pelas personalidades que animamos nas diversas existências físicas, distanciadas e indiferentes quanto a Jesus ou ao Bem.
Carreamos conosco o publicano, o fariseu, o materialista, o positivista, o insensível, o oportunista que fomos ontem e que às vezes ainda remanescem. E hoje, quando nos empenhamos em ver Jesus, em nos voltar para Ele, obviamente encontraremos barreiras no próprio íntimo. O p ior inimigo reside dentro e não fora de nós.
POIS ERA DE PEQUENA ESTATURA. - Em matéria de estatura espiritual ainda somos crianças no entendimento e na virtude. Passíveis de crescer - é claro - com determinação e perseverança no Bem.
O personagem desse episódio, a sugerir significativa informação renovadora, vence o tempo e está presente hoje naquele que ante a passagem do Cristo, vê-se convocado a novas direções rumo ao grande porvir. Identifica a multidão de dificuldades que ainda traz em seu coração.
A par disso, quando sintonizado, reconhece, ao sabor da simplicidade, ser pequeno, carente, necessitado dos caracteres que só o Cristo pode nos oferecer.