E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso.
E, APRESSANDO-SE, DESCEU, - Digno de nota a atitude resoluta de Zaqueu, vivenciando a grandeza da obediência. Nas bodas de Caná, a Mãe de Jesus falou aos serventes: Fazei tudo quanto Ele vos disser (Jo
Maria com sua sensibilidade e conhecimento soube indicar a importância de sermos sensíveis às orientações do Mestre, capazes de nos guindarem às mais elevadas condições espirituais, ainda que, para tanto seja imperioso descer. Aliás, se a iniciativa de Zaqueu, ao subir no sicômoro, posicionou-o em plano mais alto, na busca de identificação com os melhores elementos de redenção; não se tornou difícil que percebesse o fato de que, somente ajustando-se aos terrenos onde vigem as necessidades maiores, se capacitaria a dispor das seguras possibilidades de servir, em consonância com as lições vivas do Cristo, sob a luz da caridade.
E RECEBEU-O GOSTOSO. - O estado de alma revelado por Zaqueu é resultante de todo um processo, encadeado através dos milênios. É de se admitir que Jesus com Sua clarividência, sabia de antemão, que estaria naquele dia hospedado em casa de Zaqueu. Tal conscientização podia, perfeitamente, se embasar no acompanhamento operado por Ele junto ao Espírito desse personagem.
É também de se ressaltar que, qualquer empreendimento elaborado com naturalidade e sabedoria, não pode culminar, senão no ápice de profundos júbilos espirituais.
As experiências de Zaqueu no tempo, a saturação de hábitos a exigirem mudança em sua existência de então, pelo atendimento exclusivo das vantagens transitórias, o despertar para uma nova vida, os passos iniciais no âmbito mental: querer ver Jesus, a diligência operacional em atender a esta proposta, totalizaram a soma de fatores que favoreceram, indubitavelmente, o alcance feliz de seus ideais.
O episódio com Zaqueu, em Jericó, permanece como inesquecível exemplo de diligência, humildade, obediência e determinação para todos nós que ainda lutamos na superação das dificuldades alimentadas no tempo e no espaço. Por seu exemplo, descortinam-se a cada qual as possibilidades de termos o Cristo, efetivamente, recebido no coração, em vibrações de alegria e de bem-estar.